Gincana pretende mobilizar 10 milhões de jovens para combater a fome no país

A proposta do desafio é alimentar 10 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade durante a pandemia de COVID-19.

Foto de mãos unidades e em cima logo do Desafio 10X10.
A verba será distribuída para as famílias beneficiadas pelas ONGs Gerando Falcões, CUFA (Central Única das Favelas) e ChildFund. (crédito da imagem: divulgação)

Lançado hoje (22/06), o Desafio 10×10 vai durar 30 dias e será uma grande gincana virtual tendo a juventude como protagonista. Na primeira semana, vários dos maiores gamers e youtubers do Brasil vão mobilizar suas comunidades de fãs e seguidores para arrecadar fundos para a aquisição de cestas digitais de alimentos para as famílias beneficiadas.

A iniciativa foi idealizada pelo urbanista e premiado especialista em jogos cooperativos transformadores Edgard Gouveia Júnior e apoiado por ONGs, artistas, influenciadores e líderes religiosos e da iniciativa privada.

Os recursos arrecadados serão convertidos integralmente em cestas básicas digitais que serão distribuídas durante três meses para as famílias cadastradas pela iniciativa.

As cestas vão possibilitar a compra de produtos alimentícios e de limpeza e funcionarão, ainda, como instrumento de fortalecimento do comércio local nas comunidades. Os fundos serão geridos pela Doare, plataforma especializada em arrecadação de doações on-line, e distribuídos às famílias beneficiadas pelas reconhecidas ONGs Gerando Falcões, CUFA (Central Única das Favelas) e ChildFund. Juntas, as três organizações têm presença nacional direta, ou por meio de parceiros, chegando até a comunidades de baixa renda, incluindo quilombolas, indígenas e ribeirinhos.

O Desafio 10×10 surge para enfrentar a realidade da fome e da desigualdade, vivida por milhões de famílias e piorada pela eclosão do novo coronavírus. Um estudo feito por pesquisadores da Inglaterra e da Austrália junto com o Instituto Mundial das Nações Unidas para a Pesquisa Econômica do Desenvolvimento (UNU-WIDER) indica que a pandemia pode levar 14 milhões de brasileiros para a pobreza.

O Desafio 10×10 vai mobilizar a sociedade por meio da Onda Jovem, o engajamento da Geração Z, os jovens nascidos entre 1995 e 2000 e que, no Brasil, chegam a 30 milhões. Diversas pesquisas mostram que este é um grupo muito ativo e com grande capacidade de influenciar a sociedade. Um exemplo recente, e bem conhecido do poder de influência desta geração, é a mobilização contra as mudanças climáticas promovida pela adolescente Greta Thunberg.

Logo do Desafio 10X10, que se assemelha formato de uma roda.
Gincana do bem pretende aumentar sentimento de coopetição. (crédito da imagem: divulgação)

A partir do Desafio 10×10, a Onda Jovem vai se mobilizar para arrecadar fundos e desafiar mais pessoas para entrarem na competição contra a fome e a desigualdade, por meio das redes sociais e outros meios virtuais.

A base da gincana será a plataforma https://desafio10x10.com.br/ Nela os apoiadores estarão desafiando suas bases de fãs, amigos e parentes, a partir das paixões que movem todos os brasileiros, como a música, esportes e games. E o desafio é simples: contribua para a arrecadação e traga pelo menos 10 novas pessoas de suas respectivas redes. O resultado da arrecadação será exibido em tempo real na plataforma. Essa ação é apartidária. A mobilização e participação voluntárias de articuladores e instituições são fundamentais para o sucesso deste jogo.

Site da iniciativa: https://desafio10x10.com.br/