Fundo filantrópico para arrecadar recursos para Brumadinho

Iniciativa pretende contribuir na recuperação da região de Minas Gerais.

O MECA, plataforma multicultural realizadora do festival MECAInhotim, que acontece no Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), desde 2015, e a SITAWI Finanças do Bem, organização sem fins lucrativos gestora de recursos filantrópicos, criada em 2008 e premiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, se uniram para criar o fundo PróBrumadinho.

O objetivo é arrecadar recursos para apoiar na recuperação e desenvolvimento sustentável de Brumadinho com foco no médio e longo prazo. O montante arrecadado através da doação de pessoas físicas e jurídicas pelo site www.probrumadinho.org será destinado para ações que promovam impactos positivos perene nas áreas social, econômica, ambiental e cultural da região.

Além disso, a SOS Mata Atlântica é uma das primeiras parcerias da iniciativa com a divulgação de informações e análises técnicas sobre o impacto do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão na região de Brumadinho. O fundo filantrópico também conta com a parceira da rede de empresários locais para melhor entendimento das necessidades da região.

Desde 2015, o festival MECAInhotim entrou para o calendário oficial de Brumadinho, movimentando a economia da cidade com a chegada de milhares pessoas que utilizam serviços locais como hospedagem, transporte, alimentação e atividades turísticas. Diante da tragédia do rompimento da barragem que afetou a região, o MECA acredita que manter a produção do festival, confirmado para os dias 17 a 19 de maio, será ainda mais importante para a recuperação econômica, social e cultural da comunidade.

Além da produção do festival MECAInhotim, o MECA atua na co-criação do Fundo PróBrumadinho e na conexão de uma rede de pessoas, artistas e marcas para a arrecadação de recursos em prol da comunidade afetada pelo rompimento da barragem. A pauta de sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural com foco em Brumadinho (MG) também será destaque na curadoria de palestras, workshops e exibições durante a programação do festival. Outros projetos ao longo do ano também estão sendo considerados.

Acesse aqui: www.probrumadinho.org