Fundo Brasil promove edital de financiamento. Inscrições até 28 de julho

No total estão disponíveis 680 mil reais para esse edital.

Edital-Direitos-Humanos_FBDH
Iniciativa pretende valorizar jornalismo investigativos e defesa de direitos humanos. (Crédito da imagem: divulgação)

O Fundo Brasil de Direitos Humanos lança edital de financiamento de projetos de organizações da sociedade civil que apresentem propostas de jornalismo investigativo cujo foco seja a violência institucional e a discriminação. As inscrições vão até 28 de julho.
Serão apoiados pelo menos 17 projetos nesse edital. No mínimo, cinco precisam ser relacionados com as questões de violação de direitos socioambientais, inclusive o impacto de conflitos ambientais em relação ao direito à terra e ao território.

O objetivo deste edital é estimular a produção de jornalismo investigativo de alta qualidade, com reportagens que contem histórias relevantes e, consequentemente, contribuam para melhorar a compreensão da sociedade brasileira acerca das violações de direitos humanos, inclusive as que resultam de conflitos socioambientais. Busca-se também fortalecer organizações/grupos/coletivos e indivíduos que trabalham com independência.

Podem participar indivíduos e organizações sociais, redes, grupos ou coletivos sem fins lucrativos, formalizados ou não, com ou sem CNPJ, desde que atendam aos demais requisitos deste edital. Cada organização, grupo, coletivo ou indivíduo poderá apresentar somente um projeto. Não serão apoiados projetos de organizações que não tenham sido constituídas no Brasil de acordo com a legislação brasileira; organizações governamentais; organizações internacionais; partidos políticos; empresas públicas e privadas; grupos políticos partidários.

A proposta precisa apresentar: valor de apoio total de no mínimo R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) e no máximo R$ 40.000,00 (quarenta mil reais); duração de até 12 meses para realização do trabalho; produção de pelo menos uma reportagem de jornalismo investigativo; plano de disseminação da reportagem, incluindo estimativa de alcance do material produzido, possível público alvo e os caminhos para chegar até lá; cobertura jornalística abrangente do tema proposto que traga diferentes olhares sobre a questão; os produtos finais devem valorizar as vozes e visibilizar os sujeitos que sofreram violações de direitos humanos.

O projeto deve ser encaminhado ao endereço do Fundo Brasil de Direitos Humanos, somente por correio, até o dia 28 de julho.

O Fundo Brasil busca promover direitos humanos no Brasil. Para isso, pretende disponibilizar recursos para apoio institucional e atividades de organizações da sociedade civil e de defensores e defensoras de direitos humanos em todo o território nacional, priorizando aqueles que disponham de poucos recursos ou que tenham dificuldades de acesso a outras fontes.

Segue aqui link do regulamento: https://goo.gl/r67xjE

Fundo Brasil de Direitos Humanos
A/C Seleção de Projetos – Edital Jornalismo Investigativo
Rua Santa Isabel, 137, Conjunto 42
Vila Buarque, São Paulo, SP
CEP 01221-010

As dúvidas serão respondidas somente para e-mail: projetoespecial@fundodireitoshumanos.org.br