Fundação Lemann lança segunda edição da pesquisa Conselho de Classe

14875Qual é a visão dos professores sobre a educação no Brasil? Quais são os seus principais desafios? Essas são algumas perguntas que a 2ª edição da Conselho de Classe, encomendada ao IBOPE Inteligência pela Fundação Lemann e com o apoio do Instituto Paulo Montenegro, pretende responder.

A pesquisa, que buscou ouvir os educadores sobre temas relacionados à profissão e ao contexto educacional brasileiro, tem representatividade nacional e contou a participação de professores do Ensino Fundamental I e II e, pela primeira vez, também do Ensino Médio. A proposta da iniciativa é fortalecer ainda mais o compromisso com a participação dos professores no debate educacional.

“A Fundação Lemann acredita que ouvir os professores é essencial para transformar a educação no Brasil. Assim, conseguimos identificar as principais urgências, desafios, propostas e perfil desses profissionais. Esperamos que as questões trazidas pelos professores sejam ouvidas e consideradas por todos aqueles que trabalham nesse esforço conjunto para alcançarmos uma educação de qualidade, como o terceiro setor, formuladores de políticas públicas, gestores educacionais e comunidade escolar”, comenta Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

Segundo Denis, além da Fundação valorizar esse diálogo e escuta qualificados, a opinião dos professores é considerada, inclusive, na formulação e execução dos projetos da organização de maneira transversal. “Por isso a pesquisa pergunta, por exemplo, sobre como o professor vê o uso da tecnologia e como ele entende que ela pode contribuir. Assim, podemos ser mais assertivos em nossas iniciativas de inovação, alinhadas ao trabalho dos professores na busca por um aprendizado de excelência para todos os alunos”, completa.

Resultados

Na primeira edição da pesquisa, professores de todo o Brasil já haviam respondido quais eram, para eles, as maiores urgências do cotidiano escolar. Os resultados de 2015 apontam demandas bem parecidas. Para eles, a falta de acompanhamento psicológico dos alunos e a indisciplina se confirmam como as principais urgências para os professores, assim como a defasagem de aprendizado dos estudantes, principalmente para aqueles que atuam no Ensino Médio.

Confira a notícia na íntegra aqui.


Serviço:

A pesquisa na íntegra está no site: http://www.fundacaolemann.org.br/conselho-de-classe/


Texto: Da Redação
Imagem: Divulgação
Data original de publicação: 12/07/2016