Ferramenta explica e calcula conta de luz

“É da sua conta”, desenvolvida pelo Idec, ajuda o consumidor e o auxilia a reivindicar direitos.

Acontaesua
O aplicativo pretende ajudar o cidadão a entender sua conta de energia. (crédito da imagem: divulgação)

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lança no seu site o especial É da sua conta. A iniciativa disponibiliza um conteúdo educativo bastante completo e didático sobre o sistema brasileiro de energia elétrica, abordando temas como: a fatura de energia elétrica; encargos e tributos; o sistema integrado de geração e distribuição; e eficiência energética.

O aplicativo oferece ainda duas ferramentas de grande utilidade ao consumidor: uma calculadora da conta de luz – que permite simular diferentes tipos de gastos, impostos e bandeiras tarifárias – e outra da Tarifa Branca – que possibilita avaliar se vale à pena aderir a essa modalidade de cobrança, que oferece luz mais barata àqueles que consomem fora do horário de pico.

É possível encontrar a explicação de cada item da fatura da conta de luz e compreender que o valor pago no final do mês está totalmente ligado aos hábitos de consumo de energia de toda a população brasileira; aos tipos de fontes de energia existentes no país e às decisões tomadas pelos nossos governantes para o setor energético.

O conteúdo inclui ainda uma simulação de “conta ideal”, na qual o consumidor seria capaz de compreender a composição e o cálculo feito na fatura, quais fontes de energia foram utilizadas e o quanto ele contribuiu para emissão de gases do efeito estufa.

Acesse aqui: https://idec.org.br/edasuaconta

COMPARTILHAR