dezembro, 2020

7dez - 8dez 714:00dez 8XIV Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas MineirasXIV Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras

Mais

Detalhes do evento

O Sistema Ocemg realizará, no dia 7 de dezembro, das 14 às 18 horas, a 14ª edição do Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras. O evento será totalmente virtual e tem como objetivo criar um espaço para a discussão de temas relevantes no âmbito da sustentabilidade.

O Seminário é voltado para dirigentes, cooperados e empregados das cooperativas e marca o fechamento das ações sociais das cooperativas mineiras com a apresentação dos resultados do Dia de Cooperar (Dia C), programa de voluntariado cooperativista realizado no país.

A iniciativa visa ainda ampliar a discussão sobre Responsabilidade Social Cooperativista, além de estimular ações viáveis e concretas junto às cooperativas. O seminário contará com palestrantes reconhecidos nacionalmente, como o fundador da Rede Gerando Falcões, Eduardo Lyra, que atende 1.800 famílias de comunidades por meio do esporte; a atriz, colunista e escritora Denise Fraga; e a jornalista apresentadora do MG1, Aline Aguiar.

Os debatedores

Eduardo Lyra – Edu Lyra viveu a infância numa favela em Guarulhos. O pai ingressou no crime e foi parar na prisão. Porém, a mãe o inspirou dizendo: “Filho, não importa de onde você vem, mas pra onde vai”. O suficiente para que ele se tornasse escritor e fundador da Rede Gerando Falcões que atende 1800 famílias de comunidades através do esporte, cultura, qualificação profissional e renda. Selecionado como um dos 15 jovens brasileiros que podem mudar o mundo, pelo Fórum Econômico Mundial. Saiu na Forbes entre os 30 jovens mais influentes do Brasil, com menos de 30 anos. Foi eleito Paulistano Nota 10 pela revista Veja.

Denise Fraga – Atriz brasileira, com sucesso na TV, no teatro e no cinema. Participou de várias novelas e séries da Rede Globo, atuou em mais de 20 filmes e é um dos nomes mais respeitados do teatro brasileiro. Já conquistou quase 30 prêmios e troféus de melhor atriz (teatro, cinema e TV). É também colunista da revista Crescer e é autora dos livros: “Retrato Falado: Histórias Fantásticas da Vida Real” e “Travessuras de Mãe”. Denise apresentou um dos quadros de maior sucesso do programa Fantástico, da Rede Globo, o “Retrato Falado”, em que encenava histórias verídicas enviadas pelos telespectadores.

Aline Aguiar – É jornalista e mestranda em Estudos de Linguagens no CEFET-MG. Trabalha na Globo Minas há nove anos e, atualmente, apresenta o MG1 e participa do Bom Dia Brasil, ancorando as notícias de Minas Gerais. Em 2020, passou a fazer parte da equipe de apresentadores plantonistas do Jornal Nacional. Foi a segunda mulher negra apresentar o Jornal Nacional, em celebração aos 50 anos do programa, em 2019. Já participou de grandes coberturas jornalísticas, como os rompimentos das barragens da Samarco, em Mariana, e da Vale, em Brumadinho, e tem passagem, como repórter, pela GloboNews. Como pesquisadora se interessa por temas como feminismo, racismo, afirmação negra, aceitação do cabelo crespo/cacheado natural e análise do discurso.

Andréa Sayar – Gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, mestre em Gestão de Logística, pela Universidade de Dallas (EUA), especialista em Formação de Agentes em Cooperativas, pela Universidade Newton Paiva e recém-concluinte da pós-graduação em Psicologia Positiva: Ciência do Bem-estar e da autorrealização, pela PUC-RS.

Rouzeny das Graças Zacarias – Analista de Educação e Desenvolvimento Sustentável Sênior do Sistema Ocemg, sendo umas das responsáveis pelo Programa Dia de Cooperar. Membro do Comitê Executivo do Movimento Minas 2032. É graduada em Administração e Direito pela PUC Minas, especialista Gestão Estratégica pela UFMG e está cursando especialização em Psicologia Positiva e Bem-Estar na PUC-RS. Atua também como voluntária na Associação Mineira de Vítimas de AVC.

Ramiro Ávila – Formado em Administração de Empresas. Enquanto comerciante, atuou na CDL em busca de melhores condições para o setor. Fundador e primeiro cooperado do Sicoob Aracoop, atuando no cooperativismo há mais de 20 anos. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Aracoop, conselheiro de Administração do Sicoob Central Cecremge, membro do Conselho Diretor da Ocemg e membro do Conselho Deliberativo da CDL.

XIV Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras – Programação

  • 14 horas Abertura: Presidente do Sistema Ocemg – Ronaldo Scucato.
  • 14h30 às 15 horas: Debate Eduardo Lyra – “Mundo, eu não tenho medo de você!”
  • 15h00 às 15h30: Debate Denise Fraga – “Conexões Humanas em Tempos Digitais”
  • 15h30 às 16 horas: Bate-papo virtual com Eduardo Lyra e Denise Fraga, mediação de Andréa Sayar.
  • 16h10 às 16h40: Apresentação do case de Desenvolvimento Sustentável – Morada Nova Minas – Sicoob Aracoop – Ramiro Ávila e Rose Zacarias
  • 16h40 às 17h10: Bate-papo com a jornalista Aline Aguiar
  • 17h10 às 17h40 – Bate-papo com Rose Zacarias, Ramiro Ávila e Aline Aguiar
  • 17h50 – Reconhecimento às Cooperativas participantes da campanha do Dia C 2020

Inscrições no site do Sistema Ocemg: https://sistemaocemg.coop.br/evento/seminario-de-responsabilidade-social-2020/

Tempo

7 (Segunda) 14:00 - 8 (Terça) 18:00

Localização

Evento virtual

https://sistemaocemg.coop.br/evento/seminario-de-responsabilidade-social-2020/

Organizador

Sistema Ocemgocemg@minasgerais.coop.br

X