julho, 2019

13jul09:00- 12:00SP discute Plano Diretor IbirapueraSP discute Plano Diretor Ibirapuera

Mais

Detalhes do evento

Será realizado neste sábado, 13 de julho, das 9 às 12 horas, o primeiro de quatro encontros que objetivam construir coletivamente o Plano Diretor do Parque Ibirapuera, consolidando de forma diferenciada a participação popular no processo. O processo participativo indicará aos técnicos e aos Conselheiros as diretrizes desse plano, partindo da visão dos usuários do espaço.

Icônico, o Ibirapuera completará 65 anos em agosto e tem uma íntima relação com a cidade e seus habitantes, daí a importância de uma ampla participação popular na elaboração de seu Plano Diretor. O Ibirapuera integra o primeiro lote de concessão dos parques municipais, composto pelos parques Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto e Jardim Felicidade (norte); Eucaliptos (sul), e Lajeado – Izaura Pereira de Souza Franzolin (leste).

As atividades acontecem nos dias 13, 17, 20 e 22 de julho, com extensa programação que inclui visitas ao parque e amplo debate sobre a representatividade do espaço para seus usuários. O projeto em curso para o desenvolvimento dos trabalhos tem metodologia baseada na leitura empírica do parque pelos participantes, que será somada às bases técnicas e teóricas em elaboração pelos técnicos da SVMA.

O objetivo é consolidar o conteúdo do próximo Plano Diretor do Parque Ibirapuera, compreendendo seus aspectos históricos, situação atual e visão de futuro, em proposta que objetivou principalmente atender às expectativas do Conselho Gestor do Parque, buscando uma ampla participação popular.

No sábado, dia 13, das 9 às 12 horas, a atividade será gerada a partir de oficina e discussão sobre o parque. No dia 17, uma quarta-feira, das 18 às 21 horas, haverá mais uma oficina e a discussão abordará o tema Gestão Ambiental. Já no dia 20, sábado, sob o tema Serviços Ambientais, as atividades acontecem das 9h às 18h.

A agenda tem como ponto principal a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), local dos debates e oficinas, além das caminhadas pelo espaço público. No dia 22, será realizada das 19h às 21h a consolidação desse projeto, cujo objetivo é consolidar as atividades de oficinas e, principalmente, dar uma devolutiva aos participantes, oferecendo assim uma construção coletiva para o Plano Diretor.

O Plano Diretor contempla as regras de uso existentes e consolida outras normas de forma a atender à defesa da fauna e da flora e a fruição do público. Dentre os temas contemplados no Plano Diretor estão a garantia de manutenção dos espaços atuais, o acesso livre dos munícipes sem qualquer tipo de cobrança, a garantia de permeabilidade do solo e inserção, quando necessário, de edificações específicas para sanitários, vestiários e serviços de alimentação, desde que não promovam impacto à permeabilidade atual, respeitando todo o regramento e diretrizes ambientais e de patrimônio cultural.

Tempo

(Sábado) 09:00 - 12:00

Localização

Sede UMAPAZ - Parque do Ibirapuera

Portão 7, Avenida República do Líbano, São Paulo - SP

Organizador

UMAPAZinscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br Av. Quarto Centenário, 1268, Parque Ibirapuera, São Paulo - SP

X