outubro, 2020

13out - 16out 1320:00out 16Seminários Presentes e Futuros da EducaçãoSeminários Presentes e Futuros da Educação

Mais

Detalhes do evento

O Sesc Pinheiros aborda o momento atual e o que se projeta para a Educação no Brasil no seminário Presentes e Futuros da Educação. O ciclo de debates acontece a partir de terça-feira, dia 13, às 20h com o debate “Desafios Contemporâneos da Educação”, que conta com a presença de Danilo Santos de Miranda (Diretor Regional do Sesc São Paulo), Fernando Almeida (Filósofo e pedagogo – PUC-SP) e Daniel Cara (Doutor em Educação e Dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação), com mediação de Crislei Custódio (Doutora em Educação e coordenadora pedagógica e formadora do Instituto Vladimir Herzog) no youtube/sescpinheiros. O seminário segue até sexta-feira, dia 16, abordando temas como “Exclusão Digital”, “Educação Inclusiva” e “Territórios da Educação”.

Na quarta-feira, dia 14, realiza-se o encontro com o tema “Exclusão Digital e os Impactos da Pandemia”, com Daniela Costa (Doutora e coordena a pesquisa TIC Educação na área de tecnologias e habilidades digitais), Marco Silva (Pós-Doutor em Educação e professor na UERJ, autor do livro “Sala de aula interativa”) e mediação de Renata Cafardo (Repórter Especial do jornal Estadão e colunista de Educação no mesmo) que pretende discutir os impactos da exclusão digital na educação brasileira, além de dar visibilidade para as estratégias de enfrentamento e democratização do acesso à tecnologia e dos conteúdos educacionais.

O terceiro encontro, na quinta-feira, dia 15, é intitulado “Educação inclusiva em tempos de isolamento”, com participações de Carla Mauch (Pedagoga e coordenadora geral da Mais Diferenças), Rodrigo Rosso (Doutor em Educação, surdo e fluente em LIBRAS, Diretor do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos DESU/INES) e mediação realizada por Meire Cavalcante (Doutoranda em Educação e Inclusão e foi jornalista da Revista Nova Escola). O debate pretende dar visibilidade aos desafios da educação inclusiva que se tornaram mais críticos nos últimos tempos, ao mesmo tempo que se atualizaram os debates em torno da educação inclusiva e da educação especial.

Finalizando o Seminário, o quarto e último encontro, na sexta-feira, dia 16, “Territórios da Educação: Diálogos e Inspirações”, debate, reflete e conjectura quais serão os aprendizados e reflexões que a pandemia poderá legar à educação? Se os tempos de educação remota ressignificaram a importância da leitura, do lazer, da fruição artística e dos esportes na rotina de todos, quais serão os reflexos desta transformação no futuro da educação? Para esse último debate temos Maria Gloria Gohn (Professora aposentada da UNICAMP da Faculdade de Educação e autora de várias publicações sobre movimentos sociais e educação), Beatriz Goulart (Arquiteta e Urbanista e diretora dos projetos Cenários Pedagógicos e Âncora). A mediação realizada por Ana Cristina de Souza (Assistente técnica do Projeto Curumim do Sesc São Paulo).

Tempo

13 (Terça) 20:00 - 16 (Sexta) 22:00

Localização

Youtube do Sesc Pinheiros

https://www.youtube.com/user/SescPinheiros

Organizador

X