agosto, 2019

16ago14:00- 19:00Seminário: Trabalho digno e sindicalismo na Revolução 4.0Seminário: Trabalho digno e sindicalismo na Revolução 4.0

Mais

Detalhes do evento

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) promove, no dia 16 de agosto, discussão sobre o futuro do mundo do trabalho na chamada revolução 4.0. A atividade é aberta ao público e acontece das 14 às 19 horas, no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), na Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo.

O objetivo é estimular os profissionais universitários, trabalhadores e a sociedade a compreenderem e se prepararem para as transformações econômicas, sociais e culturais já em curso e que estão por vir em decorrência dos avanços na área da tecnologia da informação, notadamente a inteligência artificial.

Os painéis temáticos abordarão, além do mundo do trabalho e sindicalismo, os temas: indústria, agricultura, telecomunicações, pensamento e imaginação e democracia.

Programação
14h – Abertura

15h – Painéis temáticos
A inteligência artificial na Revolução 4.0 e o mundo do trabalho
Allen Habert – Engenheiro de produção e diretor de articulação nacional da CNTU
Inteligência artificial e indústria
Paulo Roberto Feldmann – Engenheiro de produção, administrador e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)
Inteligência artificial e agricultura
Paulo Estevão Cruvinel – Engenheiro eletricista e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Inteligência artificial e telecomunicações
Marcius Vitale – Engenheiro de telecomunicações e coordenador do GT de Infraestrutura e Telecomunicações do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP)
Inteligência artificial, emprego, trabalho e sindicalismo
Thomaz Ferreira Jansen – Economista e pesquisador do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)
Inteligência artificial, pensamento e imaginação
Marta Rezende – Economista, pesquisadora em filosofia da técnica e colaboradora da CNTU
Inteligência artificial, opinião e democracia
Jacqueline Quaresemin de Oliveira – Historiadora, socióloga e professora na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FespSP)

17h30 – 15ª Plenária do Conselho Consultivo da CNTU
Posse dos novos conselheiros consultivos da CNTU
Leitura e aprovação da Carta da 14ª Jornada Brasil 2022
19h – Encerramento

Tempo

(Sexta) 14:00 - 19:00

Localização

Auditório do SEESP

Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP

X