agosto, 2019

17ago09:00- 17:00Pimp Nossa Cooperativa: mutirão artístico na Cooperativa Recicla ButantãPimp Nossa Cooperativa: mutirão artístico na Cooperativa Recicla Butantã

Mais

Detalhes do evento

No próximo dia 17 de agosto, a Cooperativa Recicla Butantã recebe o evento Pimp Nossa Cooperativa 2019, promovido pelo projeto Pimp My Carroça – iniciativa que busca desde 2012 tirar catadores e catadoras de materiais recicláveis da invisibilidade, por meio de ações que se utilizam, sobretudo, do grafitti – e patrocinado pela Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A ação tem como objetivo promover o acesso à arte e a integração entre os catadores e suas famílias, além de realizar melhorias na cooperativa.

O dia contará com oficinas de stencil, com Negana; contação de histórias, com o grupo Cantos de Leitura; oficina de graffiti inclusivo para cegos, com o artista Júlio Falas; oficina e apresentação do palhaço Canela Seca; além da discotecagem do DJ Aline Vargas e pocket show de Fernanda Coimbra. Além disso, 20 artistas visuais, como Soberana Ziza, Mika, Lady Guedes, Will Mangraff, Auni Seiva, Bugre, irão pintar os muros da cooperativa, constituindo uma verdadeira exposição a céu aberto.

O evento foi criado em 2017, e já passou por cidades como Salvador e Recife, que ganharão também nova edição neste ano.

A Novelis apoia o projeto Pimp my Cooperativa com o objetivo de estimular a arte e cultura nas comunidades. Por meio de pinturas, é possível promover a reciclagem e a segurança do trabalho de maneira lúdica, incentivando melhores práticas e o bem-estar dos trabalhadores.

Confira a programação completa:

9h – 15h30 – Atração musical: Dj Aline Vargas
10h – 13h – Contação de histórias, com o grupo Cantos de Leitura
9h30 – Início da pintura dos murais artísticos
9h30 – 17h – Oficina de stêncil, com Negana
11h – 12h – Oficina “Palhaço e Movimento”, com Pedro Levy
11h00 – 16h00 – Graffitátil: oficina inclusiva de construção de esculturas com materiais recicláveis, com Júlio Falas
14h30 – Apresentação do palhaço Canela Seca
15h30 – Apresentação musical: Fernanda Coimbra
16h00 – Tour pelos murais artísticos (com audiodescrição)
17h- Término do evento

Ao todo, cinco cooperativas irão receber os eventos realizados pelo projeto, com entrada gratuita. As edições 2019 iniciaram em São Paulo e circulam por Recife e Salvador até outubro. Confira cronograma completo:

20/07 – CooperFênix – Diadema
17/08 – Cooperativa Recicla Butantã- São Paulo
24/08 – Cooperativa Nossos Valores – São Paulo
14/09 – Cooperativa em definição – Salvador
05/10 – Cooperativa em definição – Recife

Em 2017, primeiro ano de projeto, mais de 100 artistas pintaram mais de 3 mil m² de murais artísticos inéditos e autorais com a temática da reciclagem, meio ambiente e sustentabilidade. Já em 2018, o Pimp Nossa Cooperativa chegou a Salvador e Recife, além de São Paulo, e realizou cinco edições. Foram mais de 106 cooperados beneficiados, com a participação de 84 artistas (mais de 1690 m2 de murais artísticos produzidos), 125 voluntários e 33 atividades culturais.

O projeto é uma iniciativa do Pimp My Carroça, movimento que visa criar visibilidade social e remuneração mais justa para catadores e catadoras de materiais recicláveis, e conta com o patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, firmado via Lei Rouanet – PRONAC.

Tempo

(Sábado) 09:00 - 17:00

Localização

Cooperativa Recicla Butantã

Rua Nella Murari Rosa, 40 - Jardim Olympia, São Paulo - SP

Organizador

Pimp My Carroçacarol@multitude.com.br

X