agosto, 2019

7ago - 9ago 709:00ago 9II Encontro Nacional da Rede de Leitura InclusivaII Encontro Nacional da Rede de Leitura Inclusiva

Mais

Detalhes do evento

Para garantir o direito de acesso à educação, informação e cultura, a Fundação Dorina Nowill para Cegos desenvolve o projeto Rede de Leitura Inclusiva, que fomenta a leitura acessível em todo o Brasil. A Rede conta com 440 instituições organizadas em 23 Estados e, em 2018, realizou mais de 40 ações em território nacional. Agora, entre os dias 7 e 9 de agosto, em São Paulo, a Fundação Dorina promove o II Encontro Nacional da Rede de Leitura Inclusiva.

Além dos livros em braille, a Fundação também desenvolve outros formatos acessíveis, como o livro falado e o digital acessível – o ePub.

Entre os participantes confirmados estão o ator Lázaro Ramos, escritor de obras como “A velha sentada”, “Caderno de rimas do João” e “Na minha pele” – também produzido em Braille pela Fundação Dorina; o jornalista Ademar de Queiroz, que estreia com o livro “O Baú do Menino Deus”, impresso em tinta e braille por meio de serigrafia, e a contadora de histórias Kiara Terra, cujo método de narração chamado “A História Aberta” estimula a participação do público.

Além de painéis expositivos sobre os mais variados temas relacionados à leitura acessível, o evento terá oficinas, rodas de leitura e bate-papos. E a apresentação dos primeiros resultados da pesquisa Cenários da Leitura Acessível, realizada pelo Instituto Datafolha. Em sua segunda edição, a pesquisa tem como objetivo analisar as condições de acesso aos livros nos formatos acessíveis, a atuação dos intermediários da leitura e o comportamento leitor do público com deficiência no Brasil.

Os dois primeiros dias do II Encontro Nacional é reservado aos participantes da Rede de Leitura Inclusiva, contudo o público interessado poderá acompanhar as atividades do dia 9 mediante inscrição feita no link www.fdnc.org/encontro. As vagas são limitadas.

O projeto Cultivando a Leitura é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania e, além do II Encontro Nacional da Rede de Leitura Inclusiva, também produzirá e distribuirá gratuitamente 165 mil livros em formatos acessíveis para mais de 3 mil organizações de todo o país.

Tempo

7 (Quarta) 09:00 - 9 (Sexta) 17:30

Localização

Hotel Radisson - Paulista

Alameda Santos, 85, Paraíso, São Paulo - SP

Organizador

Fundação Dorina Nowill para Cegoscursos@fundacaodorina.org.br

X