agosto, 2020

10ago - 7setago 1019:00set 7Curso do Instituto Pólis: Raça e CidadeCurso do Instituto Pólis: Raça e Cidade

Mais

Detalhes do evento

O Instituto Pólis, organização da sociedade civil com atuação de mais de 30 anos em direito à cidade, retomou as atividades da Escola da Cidadania. Atuante desde 2000, a escola volta com novo formato e metodologia, com cursos on-line e corpo docente composto por pesquisadores do Instituto e especialistas convidados.

A instituição reintroduz sua grade curricular com três cursos introdutórios às diversas dimensões do direito à cidade. Atualmente com inscrições abertas, a Escola traz curso Raça e Cidade, cujo objetivo é aprofundar e complexificar as narrativas sobre cidades brasileiras, a exemplo de São Paulo, a partir da memória de resistência dos povos negros da cidade até o século XX, abordando a construção de espaços de resistência, memoriais e como o racismo aparece na sociedade brasileira. Os encontros, previstos para agosto, acontecerão às segundas-feiras, das 19h às 21h e os interessados podem se inscrever direto no site https://polis.org.br/escola-da-cidadania/raca-e-cidade/#

Para discutir a narrativa preta, o Pólis convidou nomes como Pedro Vinicius Alves, pesquisador do coletivo Cartografia Negra; Raíssa Albano de Oliveira, mulher, preta e antropóloga pela PUC-SP; Gabriela Leandro Gaia, professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA; Abilio Ferreira, jornalista e escritor, especialista em Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular pela UNIFESP e Carolina Piai Vieira, educadora no PODHE (Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas), integrante do Núcleo de Estudos de Violência da USP, e pesquisadora do coletivo Cartografia Negra.

Tempo

Agosto 10 (Segunda) 19:00 - Setembro 7 (Segunda) 21:00

Localização

Formação on-line

https://polis.org.br/escola-da-cidadania/raca-e-cidade/#

Organizador

Instituto Póliscontato@polis.org.br Rua Araújo, 124 – Centro – São Paulo / SP

X