setembro, 2020

2set18:00- 20:00Cultura Surda: literatura, identidades e mídia no Projeto Um Novo OlharCultura Surda: literatura, identidades e mídia no Projeto Um Novo Olhar

Mais

Detalhes do evento

Com organização de Danielle Ramos e apresentação de Bruno Abrahão, professores da Faculdade de Letras da UFRJ, a live Cultura surda: literatura, identidades e mídia contará com a presença dos professores e artistas Claudio Mourão (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) e Weslei Rocha (Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES), além da pesquisadora e jornalista da TV INES, Roberta Savedra. Em uma conversa mediada por Bruno Abrahão, serão abordados temas pertinentes às experiências e vivências de pessoas surdas na área da cultura, em meio a questões como produção e circulação de bens culturais, língua e acessibilidade. Todos os participantes da live são surdos e haverá tradução para o português. O evento faz parte do projeto Um Novo Olhar, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Os participantes da live:

Bruno Abrahão (apresentador e mediador): professor e pesquisador surdo, é mestre e doutorando em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor na Faculdade de Letras da mesma instituição, no Setor de Libras do Departamento de Letras-Libras. Leciona na graduação, onde é responsável pelas disciplinas de Literatura Surda e Escrita de Sinais, e na Pós-Graduação em Libras. Atualmente, é chefe do Departamento de Letras-Libras. Membro do grupo de pesquisa LAPLI (Laboratório de Pesquisa em Literatura e Imagem – UFRJ). Desenvolve pesquisa sobre LIBRAS e letramentos para surdos, por meio de contos e fábulas, poesia surda e contemporânea, especialmente sobre Visual Vernacular, Poesia Concreta, Poesia A-Z, SLAM de Poesia e Poema Processo. Foi premiado pelo edital Arte como Respiro do Itaú Cultural (2020).

Cláudio Mourão (convidado): poeta/Artista e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou de vários projetos de pesquisa na área de educação de surdos, literatura e cultura surda. Foi diretor de Educação e Cultura na Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul (2018-2019). É autor dos livros de Literatura Surda Infantil As Luvas Mágicas do Papai Noel, com coautoria de Alessandra Klein (2012) e A Fábula da Arca de Noé (2013). Foi, ainda, profissional de dança/bailarino e teatro, com atuação no Brasil e no exterior. Foi premiado pelo edital Arte como Respiro do Itaú Cultural (2020). Atualmente, é pesquisador do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos – GIPES; Professor Adjunto no Instituto de Letras, Departamento de Línguas Modernas, no Curso de Letras da UFRGS; e coordenador do projeto Arte de Sinalizar – UFRGS. Desenvolve pesquisas no campo de Literatura Surda.

Roberta Savedra (convidada): doutora em Química Biológica (2016), na subárea Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela UFRJ. Pesquisadora em Divulgação Científica pela UFRJ. Pesquisadora pela UFF em Tradução e Legendagem para Surdos. Coordenadora do Núcleo de Produção da TV INES. Trabalha com adaptações de mídia impressa para Surdos sinalizantes. Coordenadora do Projeto Surdonews: Montando o quebra-cabeças das Notícias para o Surdo. Experiência em edição de Boletins Informativos Bilíngues (Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais) e roteiro de eventos acessíveis. Especialista em Comunicação e Imagem. Experiência em Jornalismo Comunitário e Colaboradora da Associação Dançando para Não Dançar. Possui experiência em Assessoria de Comunicação Institucional.

Weslei Rocha (convidado): possui graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Letras-LIBRAS, e também como professor de Libras em turmas de 1º ao 5º ano; 6º e 7º ano e Ensino Médio noturno, no Instituto Nacional de Educação de Surdos. Possui Pós-Graduação em LIBRAS: Ensino, Tradução e Interpretação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de tradução e interpretação, com ênfase em Guia Intérprete para Surdocegos e Língua de Sinais Americana (ASL). Foi coordenador do Congresso Nacional de Inclusão Social de Negros Surdos. É integrante e responsável pelo movimento Negro Surdo Regional do Rio de Janeiro e Diretor de Marketing do Programa de Negros Surdos – FENEIS.

Desenvolvido conjuntamente pela Fundação Nacional de Artes – Funarte e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, o Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade; com lives e uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

Onde: Transmissão pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube: www.youtube/artedetodagente
Site: www.umnovoolhar.art.br

Tempo

(Quarta) 18:00 - 20:00

Localização

Transmissão pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube

www.youtube/artedetodagente

Organizador

Um Novo Olharcontato@umnovoolhar.art.br

X