setembro, 2020

15set - 18set 1515:00set 18Conecta Escola Senac ao VivoConecta Escola Senac ao Vivo

Mais

Detalhes do evento

Os aprendizados dos jovens no Ensino Médio Técnico podem inspirar soluções e gerar projetos que transformam a sociedade, o planeta e a vida ao seu redor. Quer saber como tornamos isso possível? Participe dessa série de encontros on-line e gratuitos que vamos realizar.

Com o tema Todo Mundo Junto e Misturado, a ideia do Conecta Escola Senac ao Vivo é reunir pessoas de diversas áreas para integrar seus conhecimentos e experiências em busca de um mundo mais diverso, justo e igualitário.

A programação conta com a participação de personalidades, como o cantor Emicida, além de profissionais renomados em diferentes áreas de atuação, que vão conversar com estudantes e professores do Senac sobre cultura, ciência, tecnologia, sustentabilidade, mercado de trabalho e vários outros assuntos.

E o melhor: ao participar deste evento, você recebe 20% de desconto nos cursos do Ensino Médio Técnico.

Bate-papo: Da Física aos Bens Culturais: a ciência em um acelerador de partículas
Data: 15/09/2020
Horário: 15:00 às 16:00
Preço: Participação gratuita.

Neste bate-papo, o doutor em Física Aplicada Raul Freitas vai contar como o trabalho em um acelerador de partículas tem colaborado para a restauração e preservação das obras do artista Cândido Portinari, em Brodowski, no interior de São Paulo.​

Você vai conhecer como as ciências naturais contribuem com o patrimônio histórico e cultural, incluindo o processo de investigação científica e o contexto do interior paulista.​

Raul Freitas – Doutor em Física pela USP e pela University of Guelph (Canadá). Pós-doutor pelo HP-Labs (EUA) e ESRF (França). Atua como pesquisador no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), na estação experimental dedicada à Nano Espectroscopia de Infravermelho.

Jade Xavier – Graduada, mestre e doutoranda em Física. Atualmente, integra o Grupo de Pesquisa em Dinâmica Orbital e Planetologia (GDOP) da Unesp. Também é professora de Física no Ensino Médio Técnico do Senac Pindamonhangaba.

Talita Sanchez – Graduada e mestre em História pela Unifesp. Atualmente, estuda Pedagogia na USP e é professora de Ciências Humanas no Senac São Miguel Paulista.

Matheus Martins Chagas – Aluno do Ensino Médio Técnico em Informática no Senac Nações Unidas.

Bate-papo: Meu Trabalho é Garantir o Futuro do Planeta
Data: 15/09/2020
Horário: 19:00 às 20:00
Preço: Participação gratuita.

Todo mundo ganha quando o projeto de vida dos jovens encontra oportunidades de criar soluções para o uso consciente dos recursos naturais e para a sustentabilidade.

Neste bate-papo, você vai conhecer a história da administradora Marina Pianucci, que atua com uma consultoria para empreendedorismo ambiental em Los Angeles, nos Estados Unidos. ​

Marina Pianucci – Especialista em Sustentabilidade, Gestão de Negócios Sustentáveis e Empreendedorismo pela UCLA e administradora de empresas pelo Mackenzie. Fundadora da Harmonia Consultoria, onde realiza gestão de projetos Lixo-Zero. Diretora executiva da ONG Future-in-Today e co-fundadora do projeto Ser-Vindo.

Jorge Henrique Nicareta Rosa – Biólogo e pós-graduado em Gestão Ambiental e Ecologia Animal. Atua na área de educação ambiental há 4 anos. Trabalha com consultoria ambiental e como docente no Senac São Paulo.

Hector Barros – Mestre em Ensino de Ciências pela USP e em Diversidade Biológica e Conservação pela UFSCar. Doutorando no Programa Interunidades em Ensino de Ciências, na USP, com foco de pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores. Atua como professor.

Juan Santos – Aluno do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac São Carlos.

Bate-papo: Como Conquistei o meu Espaço na Ciência
Data: 16/09/2020
Horário: 15:00 às 16:00
Preço: Participação gratuita.

Neste bate-papo, você vai conhecer a história dos cientistas brasileiros Rosaly Lopes e Rômulo Neris, que vão compartilhar como seus projetos de vida garantiram uma trajetória científica reconhecida internacionalmente.​

Rosaly Lopes – Astrônoma e vulcanóloga. Pesquisadora sênior do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, na Califórnia, e editora chefe da revista científica Icarus. Estudou astronomia e fez seu Ph.D. em geologia planetária na Universidade de Londres. Atualmente, estuda as condições da lua Tita.

Rômulo Neris – Mestre em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ. Doutorando em Imunologia e Infecção, com sanduíche na University of California, Davis. Tem experiência em virologia e imunologia, sendo recentemente selecionado como bolsista da Dimensions Sciences para estudos em Covid-19.

Raphael de Souza Silveiras – Bacharel, licenciado, mestre e doutor em Sociologia. É professor do Ensino Médio Técnico em Informática no Senac São José do Rio Preto.

Gisele Maciel Boiago – Aluna do Ensino Médio Técnico em Informática no Senac São José do Rio Preto.

Bate-papo: Ninguém vai Ficar de Fora da Revolução Tecnológica
Data: 16/09/2020
Horário: 19:00 às 20:00
Preço: Participação gratuita.

Neste bate-papo, você vai conhecer mais sobre a trajetória da programadora e empresária Camila Achutti, uma das maiores líderes no movimento por igualdade de gênero em tecnologia, e vai compreender que tratar a computação e a programação como um letramento é uma tentativa de buscar igualdade de oportunidades no setor.

Camila Achutti – Doutoranda, mestre e bacharel pela USP. Fundadora e CEO da Mastertech, além de atuar como professora no Insper. Selecionada pela Forbes entre os 5 talentos brasileiros em tecnologia e uma das 100 líderes de amanhã. Virou personagem do Maurício
de Sousa no projeto #DonaDaRua.

Louise Marinho Costa de Assis – Professora do Ensino Médio Técnico do Senac Nações Unidas.

Amanda Frotscher Ramalho – Aluna do Ensino Médio Técnico em Informática no Senac São Miguel Paulista.

Bate-papo: O que se Espera no Trabalho e que se Aprende na Escola
Data: 17/09/2020
Horário: 15:00 às 16:00
Preço: Participação gratuita.

Neste bate-papo, você vai conhecer o matemático Luiz Fernando Gomes, que atua como head de startups na Overdrives, em Recife, e que vai falar sobre como o potencial da educação para desenvolver competências necessárias para atuar com responsabilidade ambiental e social na vida profissional. ​

Luiz Fernando Gomes – Matemático. Head do Overdrives, hub de inovação e aceleradora de startups baseado em Recife. Fundador da Lotebox, empresa que criou um sistema para gestão de transportes marítimos. Atua em atividades em prol do desenvolvimento de startups e ecossistemas empreendedores no Brasil.

Thaís Góes – Mestre em Ciências dos Materiais e licenciada em Química pela UFSCar Sorocaba. Aluna especial de doutorado pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências, na USP. É professora e musicista.

Fernanda Yamamoto – Pós-doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da USP. É coordenadora de projetos educacionais do Senac SP, atuando na pesquisa, concepção, desenvolvimento e implementação do Ensino Médio Técnico no estado.

Amilton Oliveira Sousa – Aluno do Ensino Médio Técnico em Informática no Senac Nações Unidas.

Bate-papo: A Empatia é a Regra do Jogo
Data: 17/09/2020
Horário: 19:00 às 20:00
Preço: Participação gratuita.

Neste bate-papo, você vai conhecer mais sobre acessibilidade no universo de games a partir das experiências da game designer Bia Nascimento, que tem se destacado na área ao incluir esse tema no aprimoramento de jogos digitais.

Bianca Nascimento – Formada em Jogos Digitais. Atua como game designer com experiência em desenvolvimento de jogos, ensino de criação de jogos para crianças e conhecimentos no mercado de jogos atual. Atualmente, trabalha como especialista em games na GamePlan.

Mirela Terce – Mestranda em Educação e Tecnologias Digitais, designer, especialista em mídias interativas, licenciada em artes, curiosa, ilustradora e professora.

José Carlos Libardi Jr – Mestre em Tecnologia pela Unicamp e pós-graduado em Redes de Computadores. Também é profissional certificado Microsoft, tendo os títulos MCT, MCTS, MCP, MCSA, MCITP Server Administrator e MCITP Enterprise Administrator. É professor no Ensino Médio Técnico em Informática do Senac Piracicaba.

Maria Fernanda Cavassani – Graduada em Letras e mestre em Comunicação e Cultura. Atua com educação desde 2012. Atualmente, é professora do Ensino Médio Técnico do Senac Sorocaba.

Bate-papo: V1DA LOK4 é Filosofar e Achar o seu Espaço
Data: 18/09/2020
Horário: 15:00 às 16:00
Preço: Participação gratuita.

Neste bate-papo, você vai conhecer mais sobre Audino Vilão, que mistura filosofia, gírias da periferia de São Paulo e reflexões sobre as realidades dos jovens no Brasil no seu canal no YouTube.

Audino Vilão – Graduando em História e criador do canal Audino Vilão no YouTube, onde fala sobre filósofos. Também atua como professor convidado em algumas escolas, além de participar de eventos com profissionais da área de filosofia.

Viviane dos Santos Dias – Graduada em História pela Unesp e em Pedagogia pela UniFaj. Pós-graduanda em Psicopedagogia pela Estácio de Sá. É professora de Ciências Humanas no Ensino Médio Técnico do Senac Campinas.

Renata Barboza Rodrigues – Graduada em Licenciatura em História e técnica em turismo. Atualmente, é professora do Ensino Médio Técnico no Senac Sorocaba.

Giovana da Silva Ruzene – Aluna do Ensino Médio Técnico em Informática no Senac Campinas.

Bate-papo: Todo Mundo Junto e Misturado​
Data: 18/09/2020
Horário: 19:00 às 20:00
Preço: Participação gratuita.

Uma das principais referências dessa geração, o rapper Emicida vai conversar com alunos do Ensino Médio Técnico sobre o papel das juventudes e da educação na transformação da vida das pessoas, compartilhando sua trajetória para inspirar jovens de todo o país.​

Emicida – Rapper, escritor e empresário à frente da Laboratório Fantasma.

Thiago Reis – Formado em Pedagogia e em Gestão da Tecnologia da Informação. É professor no Ensino Médio Técnico do Senac Nações Unidas e apresentador do talk show #titishow.

João Luiz Marcelino Ribeiro – Aluno do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac Nações Unidas.

Fernanda de Souza Pinto da Silva – Aluna do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac Nações Unidas.

Clique aqui para ver programação completa.

Tempo

15 (Terça) 15:00 - 18 (Sexta) 20:00

Localização

Transmissão on-line e gratuita

Para receber o link no seu e-mail e participar deste encontro, faça sua inscrição: https://bit.ly/2F2VDmB

Organizador

Senac São Paulo Rua Dr Vila Nova, 228, Vila Buarque, São Paulo - SP

X