agosto, 2019

11ago - 16ago 1114:00ago 16Artistas do Nordeste em espetáculo e intervenção de dança no Sesc PaulistaArtistas do Nordeste em espetáculo e intervenção de dança no Sesc Paulista

Mais

Detalhes do evento

No mês de agosto o Sesc Avenida Paulista recebe intervenção e espetáculo de dança que têm circulado pelo país, Cavalo Marinho Estrela de Ouro (PE) e R.A.L.E. (AL), duas montagens que fazem parte do projeto Palco Giratório do Sesc. Cavalo Marinho Estrela de Ouro é uma intervenção do grupo homônimo que traz a cultura popular de Pernambuco em uma apresentação que une música, teatro e dança. O grupo se apresenta no dia 11 de agosto, domingo, na Avenida Paulista, em frente a unidade. O espetáculo R.AL.E, sigla para Realidade Apropriada Libera Evidência, é um solo de breakdance do B.Boy Jessé Batista que questiona as desigualdades e a condições de vida nas grandes cidades. O espetáculo tem apresentações nos dias 15 e 16 de agosto, quinta e sexta, com ingressos por até R$25.

Cavalo Marinho Estrela de Ouro (PE)
Música, dança e teatro, o Cavalo Marinho é uma brincadeira típica de algumas cidades da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Ao som da rabeca, do pandeiro, da bage e do mineiro, começa com trupés e pisadas e segue com as entradas e saídas das figuras que podem ser de animais ou trajando máscaras de couro, papel machê, goma e carvão. Durante a brincadeira surgem várias figuras que nos trazem a reflexão sobre as relações de poder, opressor e oprimido, patrão e empregado. Ao fim, surge o boi assinalando o término do brinquedo, e o capitão, com seu apito, canta toadas de despedida.
Cavalo Marinho Estrela de Ouro foi fundado por Mestre Biu Alexandre no dia 31 de julho de 1979, e tem, desde sua fundação, toda a sua família envolvida na brincadeira. Faz parte dos encontros de Cavalo Marinho em algumas cidades da Mata Norte e inclusive o mais conhecido na Cidade Tabajara em Olinda (PE), além das brincadeiras em sua sede. Em 2018 foi premiado como Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.
Direção, cenário, figurino, iluminação, trilha sonora, maquiagem: Cavalo Marinho Estrela de Ouro
Banco: Cláudio Rabeca, José Severino, José Marques, Pino José
Figuras e galantaria: Mestre Biu Alexandre, Agnaldo Roberto, Fábio Soares, Sebastião Martelo, José Mário, Amauri Honório, Paulo de França da Silva, Eliane Valéria e Íris Campos
Fotografia: Luca Barreto

R.A.L.E. (AL)

Este espetáculo trata de um corpo aprisionado por um sentido político que desfavorece um terço da imensa população brasileira. Não é a questão de permanecer e pertencer àquele lugar, e sim de ser tratado como apenas um mero corpo. Um corpo construído como um dispêndio de energia muscular, em meio a ruas, avenidas, becos, vielas, subidas, descidas, em uma cidade desigual. Ambientes em que um dos maiores desafios do ser humano é sustentar-se perante o seu próprio corpo.
Jessé Batista é B.boy, intérprete criador, artista da dança independente, formado como técnico de dança e graduado em Licenciatura em Dança pela Escola Técnica de Artes, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Natural de Maceió/União dos Palmares (AL), seu primeiro contato com a arte/dança foi no movimento hip hop e nas danças de rua, especificamente a dança breaking, em 2003. Viajou por vários estados do Brasil, participando de festivais competitivos como jurado e competidor entre os anos de 2008 e 2012 com o grupo QuilomBrothers Crew. Após o ano de 2013 desenvolveu trabalhos artísticos coreográficos, como solista e junto ao Código 8 Coletivo.
Direção, pesquisa e dança: Jessé Batista
Figurino: Jessé Batista
Assistência de direção e iluminação: Sara Lessa
Artistas colaboradores: Valéria Nunes e Marcos Mattos
Fotografia: Edvan Ferreira, Nivaldo Vasconcelos e Felipe Sales

Palco Giratório
Criado em 1998 pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o Palco Giratório intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, em todos os Estados brasileiros, promovendo a difusão e intercâmbio das artes cênicas (teatro, dança, circo, intervenção urbana e performance). Os espetáculos selecionados pela curadoria têm como características a mistura de sotaques, as diferentes expressões artísticas e modos de criação.

Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sábado, das 10h às 22h.
Domingos e feriados, das 10h às 19h.
Horário de funcionamento da bilheteria:
Terça a sábado, das 10h às 21h30.
Domingos e feriados, das 10h às 18h30.
ite: sescsp.org.br/avenidapaulista

Tempo

11 (Domingo) 14:00 - 16 (Sexta) 22:00

Localização

Sesc Paulista

Av. Paulista, 119 - Bela Vista, São Paulo - SP

Organizador

Sesc Paulistaimprensa@avenidapaulista.sescsp.org.br Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo - SP

X