Entidade oferece cartilha de saúde mental

O objetivo é unir pessoas em sofrimento psíquico com locais que oferecem atendimento gratuito on-line ou presencial.

Ilustração com mulher sentada e fios saindo da cabeça dela e uma mão segurando essa linha. Texto à esquerda: Mapa Saúde Mental. Lançamento Cartilha Mapa da Saúde Mental. MapaSaudeMental.com.br
As indicações do mapa presencial sempre levarão em conta os serviços mais próximos da localização de cada pessoa por meio do Google Maps. (crédito da imagem: divulgação)

O Instituto Vita Alere, organização que atua na prevenção e posvenção do suicídio, lança site Mapa da Saúde Mental, com apoio do Google, Unicef e Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio (ABEPS). Além da plataforma com informações sobre o tema, disponibiliza ainda uma cartilha com dados e orientações importantes para quem procura entender melhor e mais profundamente sobre o que é a saúde mental.

O material surgiu da constatação de que existe uma dificuldade para as pessoas pedirem ou oferecerem ajuda e de saberem quando e onde a buscar, e com o objetivo de unir pessoas em sofrimento psíquico com locais que oferecem atendimento gratuito on-line ou presencial. Reúne em um único local as informações, serviços e estratégias sem custo e voluntárias capazes de atender a população do Brasil todo.

Uma das funcionalidades é um diagrama que mostra onde achar apoio para cada tipo de problema. Além disso, há uma lista de sintomas e sinais, físicos e psicológicos, como tristeza persistente, preferência pelo isolamento, irritação, agressividade e tédio, e quais estão relacionados a cada um dos seguintes transtornos: ansiedade, depressão, transtorno do pânico, síndrome de Burnout e Transtorno Afetivo Bipolar. Também são abordados sintomas pós eventos traumáticos. O guia não se destina a avaliar uma pessoa, mas orientar onde conseguir ajuda.

Conheça a plataforma aqui: https://mapasaudemental.com.br/