Enciclopédia Virtual reúne informações sobre diferentes áreas das artes e da cultura brasileira

11180Arte, tecnologia, teatro, literatura, música, dança e cinema. Imagine encontrar todos esses conteúdos reunidos em um único espaço? A partir de 14 de fevereiro, o público passa a ter acesso a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. No total, são cerca de cerca de 8 mil verbetes com vídeos, entrevistas, biografias, análise de obras e informações variadas.

Em cada verbete, o usuário poderá encontrar possiblidades de navegação e conexões entre conteúdos. Na página de um artista, por exemplo, além reunir informações sobre sua biografia, será possível encontrar análises de obras e contexto de produção.

Nessa primeira fase, o conteúdo vai ao ar em versão Beta. O trabalho é resultado de um projeto que já vem sendo desenvolvido desde 1987, com a criação do Banco de Dados Informatizado ICI, a primeira versão virtual da Enciclopédia Itaú Cultural. Inicialmente, a plataforma era destinada exclusivamente às artes visuais e, mais tarde, passou a integrar o teatro, tecnologia e a literatura. A grande novidade da nova versão é incluir o cinema, a dança e a música.

O objetivo da reedição e ampliação é fornecer informações precisas em um único ambiente. O conteúdo da publicação é atualizado todos os dias pelo Núcleo de Enciclopédias do Itaú Cultural, que ainda coordena 80 especialistas das diferentes áreas das artes e da cultura brasileira. Além reunir mais de 23 mil imagens, os 152 vídeos contidos na enciclopédia também contam com legendas em português, espanhol, francês e inglês.

Serviço:

Site: www.enciclopedia.itaucultural.org.br

COMPARTILHAR