Em Movimento lança mapa interativo com mais de 100 iniciativas para jovens

14930Com a proposta de potencializar os caminhos de desenvolvimento e engajamento de jovens, diversas organizações que atuam com o propósito de inspirar e impulsionar a juventude se uniram para formar o Em Movimento.

A iniciativa, que conta com quatro frentes de ação, acaba de lançar o Mapa Em Movimento, uma plataforma criada para apoiar o jovem que está em busca de mudança. Para isso, o Mapa apresenta uma lista sistematizada das organizações, distribuídas por todo território nacional, que trabalham com projetos voltados à juventude.

Na plataforma, os jovens têm a oportunidade de procurar iniciativas de diferentes frentes: Formação (cursos, profissionalização, etc.); Experiências (vivências, voluntariados, etc.); e Encontros (workshops, eventos, etc.), por região do país ou áreas de atuação. Dentro de cada iniciativa, há mais detalhes sobre a proposta. Entre eles o resumo do projeto, local de atendimento, como se inscrever, como é o envolvimento/dedicação, contatos, se é paga ou gratuita, entre outros dados.

João Vitor Caires, diretor do Impact Hub São Paulo é um dos participantes do Em Movimento. Ele ressalta que a proposta é oferecer um espaço para que os jovens entrem em contato com as oportunidades de forma estruturada e se envolvam com as mesmas. Além disso, é permitir que as instituições que trabalham com juventude possam apresentar suas ações, se conheçam, troquem conhecimento e fortaleçam o trabalho umas das outras.

“É importante que as organizações saibam quem também está realizando iniciativas similares a sua. Saber quais são os desafios comuns enfrentados etc. Estes dados, inclusive, são insumo para as entidades financiadoras. Para que saibam onde e como direcionar melhor o seu investimento”, opina João.

Já estão disponíveis no site mais de 80 organizações cadastradas e 139 ofertas para o jovens. Outras interessadas em participar, que tenham iniciativas direcionadas a jovens com o objetivo de desenvolver o espírito transformador dos mesmos, podem entrar na plataforma e se inscrever. Em breve, será aberta, inclusive, uma seleção para grupos/coletivos de jovens interessados em gerenciar a plataforma. Eles serão responsáveis por manter a rede ativa e conquistar novas organizações para fazer parte também.

Panorama

O Mapa que está no ar atualmente é o resultado de uma pesquisa abrangente.  Ele faz
parte da proposta do grupo em mapear o ecossistema neste campo. O que as organizações estão fazendo, como, para quem e onde? Quais são as oportunidades atualmente ofertadas para esses jovens mudadores de mundo? Como amplificar essa informação para mais gente? Onde há sobreposição na nossa oferta? Onde há espaço para inovação? Essas foram algumas perguntas que o mapeamento buscou responder.

*Confira conteúdo aqui na íntegra publicado originalmente no site do GIFE.


Texto: Da Redação da GIFE
Imagem: Divulgação
Data original da publicação: 05/08/2016