Edital valoriza trajetórias, histórias e memória das culturas LGBTQIAP+

Nesta edição, você, trabalhador, da cultura LGBTQIAP+ (autodeclarada negra, indígena ou afro-indígena), poderá se inscrever no edital Latinidades Pretas 2021.

Banner colorido com mapa da América Latina e texto central: América Latina e Caribe - Um edital além do solo brasileiro.
As pessoas interessadas e com perfil para esse edital precisam preencher o formulário e incluir os anexos exigidos na plataforma. (crédito da imagem: divulgação)

Os Instituto Afrolatinas e Feira Preta, em parceria com a Fundação Open Society, desenharam a nova etapa do projeto Latinidades Pretas, desta vez voltado para criadores e criadoras negres e indígenas LGBTQIAP+. Terá ainda uma edição especial do Afrolab para oferecer mentorias nas organizações negras e indígenas LGBTQIAP+. As inscrições para o edital irão até 20 de fevereiro.

A ideia dessa iniciativa é gerar renda e oferecer suporte a empreendedores em suas trajetórias e negócios dentro da cadeia produtiva da cultura. Nesta edição, o objetivo geral é reconhecer, visibilizar e premiar 100 propostas de conteúdos inéditos desenvolvidos por criadoras e criadores negres LGBTQIAP+ ou indígenas LGBTQIAP+ da América Latina e Caribe.

O valor total destinado para repasse é de R$ 100.000,00 (cem mil reais). As propostas selecionadas receberão o valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) cada.

Cada pessoa física ou jurídica responsável pela inscrição poderá inscrever apenas uma proposta. Caso surjam outras inscrições no mesmo nome, elas serão consideradas duplicadas.

A primeira etapa do Latinidades Prestas teve o objetivo de criar um espaço para abrigar portfólios de profissionais negros da cultura, registrando a memória de seus fazeres e gerando novas oportunidades. Já a segunda etapa do projeto foca na memória das culturas LGBTQIAP+ negros e indígenas, assim como de seus representantes. Dessa forma, há um compromisso com as vidas de pessoas negras e indígenas LGBTQIAP+ com a memória, sua história e sua proteção do vasto patrimônio cultural imaterial e com o reconhecimento da contribuição desta população para a sociedade.

Informações sobre inscrições e regulamento do edital estão no site Latinidades Pretas: https://www.latinidadespretas.com/