Edital promove financiamento de projetos inovadores para promoção do desenvolvimento da Primeira Infância

Crédito da imagem: Divulgação Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

O Programa Saving Brains, salvando cérebros em português, está com inscrições abertas para o seu edital de financiamento voltado para o desenvolvimento da primeira infância. Até 16/01, projetos inovadores que se propõe a cuidar e preservar as condições do desenvolvimento emocional, cognitivo e social das crianças pequenas podem se candidatar ao programa, que é desenvolvido pelo Grand Challenges Canada.

A participação de projetos brasileiros no Saving Brains foi viabilizada por um
a parceria entre Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a Fundação Bernard Van Leer. Até hoje, o Grand Challenge Canada investiu cerca de 30 milhões de dólares canadenses em 40 iniciativas do programa, aberto para projetos em países de baixa e média renda.

De acordo com dados do programa, mundialmente, cerca de 200 milhões de crianças não conseguem atingir seu pleno potencial devido a experiências negativas provocadas por desnutrição, infecções, complicações no parto, exposição à violência, ou a falta de carinho e estimulação adequada em idade precoce. Diante desse cenários, o financiamento promove a ampliação do potencial do capital humano, apoiando intervenções inovadoras que estimulam e protegem o desenvolvimento do cérebro nos primeiros 1000 dias de vida. Os interessados podem acessar as versões em português e inglês do edital.