Edital do Espaço Cultural Porto Seguro

A iniciativa pretende selecionar artistas ou coletivos de artistas residentes no Brasil, cujos trabalhos instiguem a reflexão dos modos de fazer arte e proponham investigações sobre a prática artística.

Edital-Ocupacao-Porto-Seguro--Reduzida
A exposição será realizada de 27 de abril a 30 de junho de 2019 no Espaço Cultural Porto Seguro, no centro de São Paulo. (crédito da imagem: divulgação)

O Ministério da Cultura e Espaço Cultural Porto Seguro, em parceria com a Base 7 Projetos Culturais, busca projetos que tenham linguagens e técnicas que testem extremos, que provoquem tensionamentos e abram questionamentos sobe o trabalho artístico. O edital com o tema Novas Efervescências selecionará até sete projetos de artistas ou coletivos de artistas para ocuparem seus espaços e comporem uma exposição coletiva neste ano. As inscrições vão até 03 de fevereiro de 2019.

Podem participar artistas com no mínimo duas exposições individuais e duas coletivas em instituições culturais ou galerias de arte. Os projetos selecionados irão compor a nova exposição do Espaço Cultural Porto Seguro, prevista para o primeiro semestre de 2019.

O formato da obra, série e/ou instalação é livre. Serão avaliados os seguintes critérios para a seleção dos trabalhos: trajetória e currículo do artista ou do coletivo; adequação e coerência com o tema do edital; os projetos de arte deverão ser criados e desenvolvidos especialmente para o edital ou, na hipótese de terem sido realizados anteriormente, deverão ser inéditos na cidade de São Paulo; a comissão julgadora e a produção do edital reservam-se o direito de solicitar detalhamento do projeto, que deverá ser entregue em até 10 dias úteis após a divulgação dos resultados; após entrega do referido detalhamento do projeto, caso o projeto seja julgado inviável pelos integrantes da comissão para sua execução, o proponente será desclassificado; a comissão julgadora e a produção do edital reservam-se o direito de não selecionar projetos que não sejam exequíveis sob o ponto de vista financeiro e construtivo, e que não atendam às recomendações de uso do espaço; e não serão aceitas propostas que agridam direitos individuais e/ou coletivos; ou que estejam em desacordo com as legislações federal, estadual ou municipal vigentes; ou ainda que não respeitem as normas institucionais do patrocinador.

A inscrição é gratuita e os interessados precisam preencher a ficha de inscrição on-line: https://editalnovasefervescencias.com/regulamento

Cada um dos artistas selecionados pela comissão receberá o valor bruto de R$ 5.000,00 pela criação da obra, mediante assinatura de contrato e emissão de nota fiscal ou recibo, deduzidos os impostos devidos na forma da legislação vigente. Já para os coletivos selecionados será pago o valor único de R$ 5.000,00.

Os projetos selecionados serão apresentados em exposição coletiva. A exposição será realizada de 27 de abril a 30 de junho de 2019 no Espaço Cultural Porto Seguro, localizado na Alameda Barão de Piracicaba nº 610, no bairro dos Campos Elíseos, no centro de São Paulo.

Acesse: https://editalnovasefervescencias.com/

COMPARTILHAR