Chamada contribui com projetos esportivos

Acreditando no poder transformador do esporte, o Edital Centauro Transforma recebe inscrições das propostas até 09 de abril.

Banner com logo da Centauro e texto central: Últimos dias de inscrição - Edital Centauro Transforma 2021
Esta chamada é a terceira edição do Edital Centauro Transforma para patrocinar organizações e projetos de iniciativas esportivas para o desenvolvimento de indivíduos. (crédito da imagem: divulgação)

Na 3ª edição do Edital Centauro Transforma, a chamada pretende patrocinar organizações e projetos que promovam por iniciativas esportivas o desenvolvimento integral dos indivíduos, a inclusão social e/ou a promoção da cidadania em um ou mais dos 74 municípios contemplados. A iniciativa integra o Programa Centauro Transforma e apoia ações que usam a transformação do esporte para passar valores e conhecimentos a crianças, jovens e adultos. As inscrições vão até 09 de abril.

Serão contempladas projetos com as seguintes linhas de atuação: 1) esporte como lazer e saúde – a prática esportiva que objetive o bem-estar e a promoção da saúde, tanto física quanto psíquica, sem focar na competitividade; 2) promoção de modalidades esportivas – atividades orientadas e participação em eventos competitivos, sem focar no alto rendimento e na profissionalização; 3) esporte como participação social – prática esportiva de forma ampla, aberta a pessoas de diferentes idades e grupos, voltada à integração social, à valorização da identidade cultural e/ou inserção social de públicos vulneráveis; e 4) esporte e educação – iniciação esportiva para crianças e adolescentes em idade escolar, com atividades ofertadas como complemento à grade curricular ou no contraturno escolar, com o foco no desenvolvimento integral desse público.

Podem participar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) registradas há pelo menos dois anos, e que tenham recebido como Receita Bruta total em 2019 o valor máximo de R$ 1.300.00,00. Importante saber que serão priorizados os projetos: 1) que trabalhem em rede e/ou que se articulem com outros atores sociais (em especial atores públicos), visando potencializar seus resultados e fortalecer a inclusão do público em situação de vulnerabilidade; 2) que aconteçam em territórios vulneráveis, como periferias, áreas rurais e/ou de baixa renda; 3) cujas atividades possuam recortes específicos e/ou ações afirmativas para grupos em situação de vulnerabilidade, como mulheres, pessoas com deficiência, LGBTQIA+, pessoas negras, povos indígenas e tradicionais, refugiados etc.; e 4) que prevejam ações e/ou medidas de acessibilidade tanto aos profissionais envolvidos, quanto ao público beneficiado.

Acesse informações e formulário de inscrições na plataforma Prosas: https://centaurotransforma2021.prosas.com.br/