Edital convoca produtoras com documentários sobre juventudes no Brasil

A chamada seleciona registros audiovisuais sobre vivências desse público e suas relações com a educação formal pública.

O Instituto Unibanco, com o apoio técnico do Instituto de Políticas Relacionais e apoio da BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, promove edital concurso cultural Conexão Juventudes para a seleção de produtoras que irão produzir documentários sobre as juventudes do Brasil, especificamente no âmbito do ensino médio público. As inscrições vão até 20 de dezembro.

Serão selecionados seis projetos de documentários de 26 minutos, feitos por produtoras dos estados parceiros do programa Jovem de Futuro (Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Rio Grande do Norte), que retratem as juventudes do Brasil: seus sonhos, suas realidades, suas identidades e regionalidades; e como o ensino médio público pode ser um momento de experimentação, ampliação de horizontes e um caminho para a autonomia e realização destes jovens. Devem ser realizados por produtoras locais.

O objetivo é promover a discussão e engajar a sociedade na busca de uma educação pública de qualidade para todos os jovens, através da força da diversidade de olhares locais.

Cada um dos selecionados receberá apoio técnico e financeiro no valor de R$ 130.000,00 para a produção de seu projeto de documentário de média metragem com duração de 26 (vinte e seis) minutos.

Os critérios de avaliação das propostas serão: documentação da produtora; cumprimento das condições de participação e a inexistência de impedimentos, constantes no edital; qualificação técnica do Diretor e experiência prévia da produtora; compatibilidade entre a previsão orçamentária e a realização da obra proposta; adequação ao tema Juventudes e ensino médio público; coerência do roteiro e da proposta de direção, em relação aos conceitos de obra audiovisual de documentário; e originalidade.

Acesse aqui no site do Instituto Unibanco para checar edital completo: https://www.conexaojuventudes.org.br/edital-2020/