Edital Compromisso com o Clima

Natura e Itaú Unibanco se unem para oferecer financiamento a ações de tecnologias de baixo carbono com cobenefícios socioambientais.

Crédito da imagem: karp85

Projetos de redução de emissão e/ou remissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) podem concorrer ao edital Compromisso com o Clima. Essa iniciativa é resultado de uma parceria que aumenta o alcance dos programas de compensação de emissões de GEE da Natura e do Itaú Unibanco. As inscrições são gratuitas e vão até 24 de outubro.

Essa iniciativa representa uma criação de uma verdadeira rede de empresas interessadas em promover ações para a mitigação das mudanças climáticas. Acreditamos que juntos teremos mais força para fomentar discussões sobre a temática e para concretizar nossos projetos.

Os objetivos do edital são: identificar projetos que reduzam emissões de GEE e promovam impactos sociais e ambientais positivos, fornecer transparência na seleção dos projetos e na avaliação dos impactos, disseminar as iniciativas que promovem projetos inovadores e sustentáveis, e fomentar parcerias de entidades para a consolidação de iniciativas conjuntas e complementares de compensação de emissões.

Dois tipos de projetos podem se inscrever: os tradicionais e os especiais. Os tradicionais são aqueles que visam à geração de reduções de emissões verificadas por padrões de certificação do mercado voluntário ou regulado de carbono. Já os especiais são aqueles que geram comprovadamente redução ou remoção de GEE e não visam à certificação do projeto junto aos padrões do mercado voluntário ou regulado.

O proponente poderá enviar a própria metodologia de cálculo de GEE ou utilizar as metodologias disponíveis na Plataforma Ekos Social: https://www.ekos.social/

Os interessados podem acessar: https://www.ekos.social/pages/natura-itau