Dicas de abordagem online para conseguir doadores, com Nick Allen

14713Anistia Internacional, ACNUR, Care, Habitat para a Humanidade, UNICEF e Visão Mundial: essas são algumas das organizações que Nick Allen, atual diretor da agência Nuevo Fundraising, já ajudou na área de captação de recursos. Em sua segunda aparição no Festival ABCR, ele reforçou estratégias de contato com doadores em ambiente digital na palestra Usando online e mobile para conseguir novos doadores – e mantê-los.

Como o uso de celulares é muito intenso, isso também cria um grupo de apoiadores em potencial. Por isso, mala direta e telemarketing são boas apostas para instituições que desejem explorar essas possibilidades. Algumas técnicas são imprescindíveis: “seja autêntico”, “facilite a doação”, “mande e-mails pessoais, informais e diretos”, “explique para o que é o dinheiro”, “faça a doação ser uma ação social”, “confie nos seus apoiadores”, “faça-os sentir que fazem parte”, “não peça só dinheiro, peça ajuda e capte voluntários”. Essas foram algumas das dicas passadas pelo especialista.

Ele citou como exemplos campanhas presidenciais que estão ocorrendo nos Estados Unidos, nas quais o candidato montava um passo a passo de como um apoiador poderia fazer um vídeo e endossar a campanha para conseguir outros apoiadores. Nick disse que só é possível saber o resultado se houver a tentativa e mencionou a desconfiança que muitas pessoas tinham com as ações “face to face” (presenciais) até que fizeram sucesso em culturas diversas, desde a ocidental até a asiática. “Descobrimos que pessoas querem fazer parte de algo maior que elas”.

Outro aspecto importante é a abordagem. Ele considera importante que sejam feitas ligações não só de pedidos, mas também de agradecimentos, ou até mesmo para dar somente uma satisfação e ressalta que quem forneceu um e-mail ou telefone já deu um sinal de interesse. Sendo assim, é necessário formar um mailing e cuidar desses contatos.

Sobre as redes sociais, afirma que é importante estar presente nessas mídias, mas comenta que é um pouco difícil ganhar dinheiro no Facebook. No entanto, os algoritmos podem ajudar as organizações, pois uma vez que um usuário acessa o site da uma instituição, ele está propenso a ver propagandas dela em outros lugares. Enviar SMS e mensagens no WhatsApp também pode ser útil.

No momento de pedir contribuições, ele mostrou a campanha de Hillary Clinton, que colocava valores baixíssimos dentre as opções. Porém, quando a pessoa clicava na mensagem, que a redirecionava para a página de doar efetivamente, aparecia uma variedade de números maior. O desafio, segundo Nick, é converter doações em doadores. Para isso, a estratégia deve ser a mais atrativa possível, incluindo contar com ajuda de celebridades que estejam alinhadas com a sua causa.

Por fim, apesar das inúmeras dicas, o especialista ressaltou que é necessário sempre realizar testes e otimizar técnicas. Fazer barulho e ganhar atenção da mídia contribui nesse processo. Ele frisou, enfim, dois ensinamentos: “seja chato”, isto é, insistente, e “agradeça”. A palestra ocorreu às 10h30 de sexta-feira, 6 de maio.

8º Festival ABCR

Entre os dias 4 e 6 de maio, ocorreu um evento voltado para captação de recursos a organizações da sociedade civil no no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo. Participaram deste encontro profissionais da área de captação e mobilização de recursos de organizações da sociedade civil; gestores de associações e fundações; acadêmicos, estudantes, pesquisadores e demais interessados em compreender a situação atual e as tendências desse segmento.


Serviço:

Acesse o site do evento: http://festivalabcr.org.br/

Confira cobertura completa:

Expertise da organização Atados é usada como case em palestra

Dicas de abordagem online para conseguir doadores, com Nick Allen

Representante da Aldeias Globais mostra como tornar projetos sociais atrativos para apoiadores

Casa de David é caso de sucesso apresentado no Festival ABCR

Mundano inspira os captadores de recursos e ressalta a criatividade em suas mobilizações

Captamos: rede social para troca de conhecimento e experiências na mobilização de recursos

Criptomoedas: uma opção para uma vida financeira mais saudável e para doação de recursos a organizações da sociedade civil

Especialistas da Change.org ensinam estratégias de mobilização on-line

Representantes de organizações explicam casos de inovação na estrutura das organizações para diversificar processo de captação de recursos

O ambiente digital e a captação de recursos são tema de plenária no Festival ABCR

Desenvolver a cultura de doação tem relação com progressão geométrica, segundo Marcelo Estraviz, escritor e ativista no segmento de mobilização de recursos

Realidade virtual pode ser uma saída para divulgar a causa de organizações sociais e contribuir no processo de captação de recursos

Diretora-presidente do IDIS explica a pesquisa Doação Brasil

Especialistas explicam como estimular a doação de imposto de renda a projetos de organizações da sociedade civil

Magic Paula abriu 8ª edição do Festival ABCR


Texto: Natália Freitas
Crédito das imagens: Priscila Furuli Fotografia
Data original da publicação: 17/05/2016