Desafio recebe inscrições de projetos de inovação para indústria

Desafio de Startups Petrobras Distribuidora abre oportunidades para ações de sustentabilidade e mobilidade para pessoas e negócios. Inscrições até 19 de agosto.

Edital-Inovacao-Petrobras-Reduzida
A iniciativa está aberta a projetos em: mobilidade para pessoas, mobilidade para negócios e sustentabilidade. (crédito da imagem: divulgação)

Desafio de Startups Petrobras Distribuidora é uma seleção pública de empresas em estágio inicial que apresentem soluções inovadoras nas áreas de sustentabilidade e mobilidade a pessoas e negócios. As inscrições vão até 19 de agosto.

A chamada está aberta a projetos em três vertentes: mobilidade para pessoas, mobilidade para negócios e sustentabilidade. O Desafio tem como objetivo encontrar empresas que possuam competência técnica em tecnologias digitais, como Internet das Coisas (IoT), realidade aumentada e virtual, inteligência artificial, Big Data, analitycs e Business Inteligence (Bl).

Em mobilidade para pessoas, espera-se projetos de inovação que provoquem impacto positivo na percepção dos clientes (perfil B2C), desenvolvendo e/ou potencializando negócios de varejo aplicáveis em postos de combustíveis, lojas de conveniência e centros de lubrificação, que promovam uma experiência diferenciada e a atração do consumidor aos pontos de venda.

No segmento B2B, no tema mobilidade para negócios, a busca é por projetos que utilizem tecnologias digitais para a maximização da eficiência operacional em bases de distribuição de combustíveis, no transporte rodoviário, na gestão de estoques e na colaboração dos elos da cadeia logística da BR em todo território nacional. Já em sustentabilidade, a expectativa é receber propostas que mitiguem os riscos de impacto das atividades na segurança das operações, na sociedade e no meio ambiente.

Um comitê de avaliação, composto por especialistas da Petrobras Distribuidora e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), fará a seleção de até dez startups. Cada projeto receberá o valor máximo de R$ 150 mil e deverá ser desenvolvido em até 12 meses. São consideradas startups empresas de micro ou pequeno porte (MPE), desde que tenham CNPJ ativo com até cinco anos de existência.

O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa do SENAI, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social da Indústria (SESI). Nesta edição, estão disponíveis R$ 55 milhões, em cinco categorias, para financiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria brasileira, sejam novos produtos, processos ou serviços de caráter inovador, incremental ou radical. A chamada da Petrobras Distribuidora é a primeira de 2018 na categoria C: empreendedorismo industrial – inovação na cadeia de valor, que busca estimular a conexão entre grandes indústrias e startups, micro e pequenas empresas.

A seleção dos projetos pelo Edital de Inovação para a Indústria é feita com base em critérios como potencial de inovação e de comercialização do produto ou do processo. Além do fomento, as instituições oferecem apoio na forma de infraestrutura para desenvolver as propostas selecionadas por meio dos Institutos SENAI de Inovação e dos Institutos SENAI de Tecnologia.

Todas as informações sobre o edital, como critérios para participação e regulamento completo, podem ser consultados em: www.editaldeinovacao.com.br