Cursos de idiomas com professores refugiados

Organização promove capacitações de ensino de idiomas e compartilhamento de culturas diferentes.

Abraco-Cultural-Reduzida
As capacitações iniciam dia 11 de agosto. (crédito da imagem: divulgação)

A Associação Abraço Cultural, projeto com refugiados como professores de idioma e cultura, está com inscrições abertas para as turmas dos cursos extensivos de árabe, espanhol, francês e inglês. O diferencial didático da organização, que completou três anos em julho, se deve a metodologia que, além do ensino de línguas, oferece a vivência com outras culturas.

O método caracteriza-se pelo ensino em sala de aula e atividades extraclasse. Os professores não só ensinam o idioma de forma didática, como compartilham com os alunos a cultura de seu país de origem por meio da gastronomia, música, dança, artes visuais, artes plásticas e debates.

Essa dinâmica tem como objetivo potencializar o aprendizado por meio do ensino de construções linguísticas, vocabulário, gramática expressões idiomáticas, formas de linguagem e origem das palavras de maneira fluida e viva.

A organização já capacitou mais de 80 refugiados vindos de diversos países, entre sírios, haitianos, congoleses, nigerianos, cubanos, peruanos, beninenses e marfinenses. Os professores do curso vivem atualmente em São Paulo e trazem consigo uma forte bagagem educacional, cultural e profissional, além de experiência de vida única.

Uma vez ao mês a organização promove o evento Happy Hour Multicultural, um encontro em que apresenta diversidades culturais e é aberto ao público. O objetivo principal é quebrar as barreiras entre culturas dando acesso e conhecimento aos participantes. A festa é organizada com programações elaboradas pelos professores e refugiados convidados.

O Abraço Cultural é um projeto criado pela Associação Atados-Juntando Gente Boa, que no ano de 2014 organizou a Copa dos Refugiados. Surgiu, então, a ideia de capacitá-los, dando oportunidades de geração de renda e empreendedorismo por meio de um método inovador de ensino de idiomas e troca de experiências culturais. A organização já recebeu mais de 2.000 alunos e gerou mais de R$ 1 milhão em renda para os professores.

O Atados é uma plataforma social online que conecta pessoas a oportunidades de voluntariado em diferentes projetos. Atua em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal. A instituição tem o propósito de agregar pessoas e gerar recursos para fortalecer a atuação de organizações em diversas causas sociais, além de realizar ações e eventos de voluntariado. São mais de 1.300 ONGs cadastradas e 75 mil usuários. Conheça mais em https://www.atados.com.br/

Abraço Cultural – Curso de Idioma e Cultura com Professores Refugiados
Data do curso: Início dia 11/08 | Término dia 15/12
Carga horária: 48 horas

COMPARTILHAR