Conheça a plataforma “Aqui tem Mata?”

14404Você sabia que existem 26.763 hectares de Mata Atlântica na cidade de São Paulo? E que esse valor corresponde a 17,57% do município, além de ser mais de mil vezes maior que o estádio do Maracanã? Apesar de parecer muita coisa, a realidade é preocupante, já que hoje o bioma tem apenas 8,5% de suas áreas remanescentes com mais de 100 hectares, diante da extensão original que já foi de 1,3 milhão de km².

14403Todos esses dados estão acessíveis na plataforma Aqui Tem Mata, um hotsite lançado recentemente pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE).

Por meio da interatividade e de uma linguagem simples, é possível que qualquer usuário veja o estado de conservação de florestas, mangues e restingas do bioma, que já existiu em 3.429 municípios, em diversos bairros e cidades. São disponibilizadas informações como as áreas de preservação mais próximas, a evolução anual das taxas de desmatamento, a área verde do local, entre outras.

14402

O conteúdo, extraído do Atlas de Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, foi organizado em mapas e gráficos. Assim, ele pode ser usado para fins educativos, tanto para cada indivíduo, quanto em instituições de ensino. O objetivo é aproximar os cidadãos comuns desses dados e gerar conscientização a respeito da necessidade de preservar as florestas. A ferramenta está disponível para celulares, tablets e computadores.


Serviço:

Acesse a plataforma Aqui Tem Mata: http://aquitemmata.org.br/#/


Texto: Da Redação
Imagens: Divulgação
Data original de publicação: 04/02/2016