Concurso premia melhores imagens da mata atlântica

Iniciativa da SOS Mata Atlântica de Fotografia é aberta a fotógrafos amadores e profissionais. São aceitas imagens de celular.

Concurso-SOS-Mata-Atlantica
A iniciativa recebe imagens de profissionais e amadores da fotografia. (crédito da imagem: divulgação)

Observar a valorizar a mata atlântica. Esses são alguns dos objetivos do concurso de fotografia organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica. Qualquer pessoa maior de 18 anos e residente no Brasil pode concorrer com até cinco trabalhos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.concursososma.com.br até 5 de agosto. Essa iniciativa é patrocinada pela Sanofi.

As imagens podem retratar a exuberância da floresta – mostrando a relevância das matas, dos parques e reservas e a relação da sociedade com esses espaços, como no turismo e no lazer. Também é possível registrar a situação da água e sua importância para a vida das pessoas, além de cenas que ressaltam o valor e a beleza do mar e de toda vida marinha.

Os critérios de avaliação são: qualidade técnica, composição, originalidade e impacto. Não serão aceitos trabalhos já premiados, manipulados ou fotomontagens.

Um júri técnico escolherá as 30 obras finalistas, que serão apresentadas em uma exposição no fim deste ano. Também terá uma votação popular, que definirá os seis melhores trabalhos – os três primeiros serão premiados com viagens para paraísos nacionais. Veja detalhes da premiação:

1º lugar – Viagem com acompanhante para a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (Tamandaré/PE ou Porto de Pedras/AL) e equipamento fotográfico – Câmera Canon Rebel T7 (kit) ou equivalente.

2º lugar – Viagem com acompanhante para o Parque Nacional do Iguaçu (Foz do Iguaçu/PR) e equipamento fotográfico – Câmera Canon Rebel T7 (kit) ou equivalente.

3º lugar – Viagem com acompanhante para a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu (Paraty/RJ) l e equipamento fotográfico – Câmera Canon Rebel T7 (kit) ou equivalente.

4º ao 6º lugar – equipamento fotográfico – Câmera Canon Rebel T7 (kit) ou equivalente.

É importante contextualizar que nesse bioma está 72% da população e contribui diretamente para a produção de água que abastece cidades, produção de alimentos, regulação do clima, melhoria da qualidade do ar, além de resguardar a história e oferecer espaços de lazer e recreação. Trata-se do único bioma protegido por lei e o mais ameaçado do Brasil – são apenas 12,4% da área original e 80% do que resta está em áreas privadas. 14 dos 17 Estados quem abrangem esse bioma são costeiros.

O apoio da Sanofi à iniciativa faz parte da estratégia da empresa de fomentar ações colaborativas e educativas que auxiliem a causa hídrica no Brasil, como a preservação de nascentes de rios e águas subterrâneas, e seu uso responsável.

Clique aqui para ter mais informações sobre edital do concurso: www.concursososma.com.br