Concurso mundial promove inovação em modelos de negócio para a área da saúde

9124Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do desafio Transformar Sistemas de Saúde: Modelos de Negócios Inovadores, cujo objetivo é identificar projetos que tragam soluções a questões complexas ligadas à área da saúde. A competição é promovida pelo programa Mais Saúde, resultado da parceria global entre a empresa Boehringer Ingelheim e a ONG de empreendedorismo social Ashoka.

A iniciativa apoiará projetos voltados à transformação dos sistemas de saúde (com foco na prevenção, detecção e tratamento de doenças), que sejam realizados por meio de parcerias inéditas, novas maneiras de financiamento ou que garantam acesso em locais onde o atual sistema não consegue atuar.

As inscrições devem ser feitas no site até o dia 10 de abril. Este ano, os dois melhores projetos inscritos até 6/3 ganharão uma premiação prévia, no valor de US$1 mil cada. Já os três vencedores da edição de 2013 serão anunciados em 10/7 e receberão prêmios somados de U$85 mil, além de apoio dos organizadores.

Na última edição, em 2011, o concurso recebeu 450 inscrições em todo o mundo e selecionou três vencedores, que receberam um prêmio de US$10 mil cada. Um deles foi a Associação Saúde-Criança Renascer, projeto brasileiro encabeçado pela empreendedora social Vera Cordeiro, voltado à promoção da saúde infantil. Criado em 1991, a entidade dá assistência a crianças e adolescentes em atendimento no Hospital da Lagoa (RJ), reincidentes em internações devido ao estado de miséria em que vivem e do qual não conseguem sair. Atua em etapas, com base em um Plano de Ação Familiar (PAF) discutido e elaborado com cada família, para que sejam estabelecidos compromissos, responsabilidades e prazos de execução. O PAF engloba cinco áreas: saúde, renda familiar, moradia, educação e cidadania.

Serviço:

Interessados em participar da segunda edição do desafio Transformar Sistemas de Saúde: Modelos de Negócios Inovadores: http://www.changemakers.com/pt-br/transformasaude