Concurso global estimula bons hábitos para preservação ambiental

A população pode postar fotos nas redes sociais, mostrando suas ações positivas para preservar o planeta; o ganhador principal terá uma viagem a Yucatán, México.

Doe-Arvores
Só em 2017, o desmatamento na Amazônia atingiu cerca de 662 mil hectares. A ideia central da iniciativa é contribuir na preservação ambiental. (crédito da imagem: divulgação)

Para celebrar o dia da Terra, 22 de abril, a The Nature Conservancy (TNC), organização de conservação ambiental mundial, promove a campanha #Faço pela Terra (#Winforearth) para incentivar a população a postar em suas redes sociais o que tem feito pela natureza para melhorar a qualidade de vida do planeta. Os interessados podem enviar até 30 de abril.

É necessário tirar uma foto ou produzir um vídeo da ação de preservação ambiental. Depois, postar com a hashtag #FaçoPelaTerra e #Winforearth no feed público do Instagram ou Twitter, ou ainda entrar no website da TNC (www.tnc.org/facopelaterra) e preencher o formulário, até dia 30 de abril.

O principal prêmio é uma viagem com acompanhante para conhecer os projetos da TNC em Yucatan, México, seguido de premiações para quatro categorias do concurso, no valor de US$250 e presentes. As fotos serão votadas por um grupo de jurados. Nos EUA, os patrocinadores do concurso são a Discovery e a Visa. A Discovery vai plantar dez mil árvores para as primeiras dez mil postagens! e a Visa fará uma ampla divulgação nos seus canais de comunicação e a doação de prêmios.

As modalidades são:
• Cidadão Emissão Zero – exemplos para diminuir as emissões de CO2 do planeta. Entre eles, substituir o carro pela bicicleta ou patinete elétrico; carona solidária; uso de transporte público; caminhada diária ao trabalho.
• Herói da Alimentação Sustentável – dar preferência às feiras para comprar alimentos do produtor rural ou ser vegetariano para preservar as florestas e por respeito aos animais são alguns dos exemplos. Na modalidade tem de mostrar a preferência por uma alimentação natural e saudável, advinda da sua região.
• Amante das Árvores – plantar uma muda, cultivar um jardim, uma horta, apoiar projetos de restauração e conservação ambiental ou abraçar árvores em praças e parques entram nessa modalidade.
• Top da Reciclagem – atitudes que mostram como reduzir o consumo, reutilizar objetos e reciclar o lixo são exemplos.

Para mobilizar pessoas e empresas sobre a necessidade da restauração florestal, a The Nature Conservancy lançou a campanha Restaura Brasil, com o objetivo de contribuir com a restauração de 1 bilhão de árvores até 2030, cobrindo cerca de 400 mil hectares ou 400 mil campos de futebol de novas árvores. Na campanha, todos podem contribuir com a quantia mínima de R$ 20,00 por árvore restaurada, no bioma de escolha, entre Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado, por meio de doações no site da TNC.

Uma opção para as empresas que queiram participar do concurso e estimular seus colaboradores, consumidores e rede de fornecedores a participar, é promover a campanha nos seus canais e plantar uma árvore para cada post advindo do seu público, favorecendo assim uma grande onda de restauração no país e um grande esforço de sensibilização para a proteção do planeta.

Acesse aqui: www.tnc.org.br/facopelaterra

COMPARTILHAR