Concurso estimula soluções sustentáveis para cadeia de varejo da moda

A iniciativa une moda, arte e sustentabilidade e recebe propostas até 15 de junho.

concurso-reivente-Reduzida
As categorias são: matéria-prima, produção, varejo e pós-consumo. (crédito da imagem: divulgação)

Projetos com soluções inovadoras e sustentáveis ao varejo da moda dentro do conceito de economia circular podem se inscrever ao Concurso Reinvente, com inscrições até 15 de junho. A iniciativa pretende regenerar e manter constantemente produtos e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor. As inscrições são gratuitas.

O concurso é realizado pela Quattro Projetos e patrocinado pela Lojas Renner. Possui abrangência nacional e está destinado a estudantes, profissionais e demais pessoas de qualquer área de atuação, desde que estejam locadas no território brasileiro e tenham interesse e/ou experiência no tema.

A iniciativa é dividida em quatro categorias: matéria-prima, produção, varejo e pós-consumo. Os interessados precisam inscrever seus projetos com uma ideia inovadora para pelo menos um desses elos da cadeia de valor do setor varejista têxtil, atendendo às premissas da economia circular.

Os participantes terão a oportunidade de propor melhorias nos processos da cadeia de moda e incentivar o uso de materiais menos impactantes ao meio ambiente. De quebra, estarão ajudando a difundir o conceito de economia circular, tão importante para o futuro do mundo em que vivemos.

A comissão julgadora selecionará um projeto vencedor em cada categoria, que será contemplado com o valor de R$ 25 mil. Junto aos grandes ganhadores, os segundos e terceiros colocados nas quatro categorias terão seu trabalho divulgado em um livro que abordará assuntos ligados à moda, arte, sustentabilidade e economia circular.

Os participantes podem inscrever até dois trabalhos em cada categoria e podem ser feitas através do site www.concursoreinvente.com.br. Devem ainda preencher a ficha de inscrição e enviar os trabalhos nos formatos indicados no site, onde é possível conferir o regulamento e outras informações.

As categorias são: matéria-prima, produção, varejo e pós-consumo. Cada uma delas corresponde:

  • Matéria-prima: serão considerados projetos que tragam soluções de matérias-primas inovadoras e sustentáveis voltadas ao segmento de moda (têxtil, calçados e acessórios), além de processos que visem ao desenvolvimento dessas matérias-primas;
    – Produção: serão considerados projetos que tragam soluções inovadoras e sustentáveis para o processo de criação e/ou produção no segmento de moda (têxtil, calçados e acessórios);
  • Varejo: serão considerados projetos que tragam soluções inovadoras e sustentáveis para o ambiente de loja e/ou a operação logística no varejo de moda;
  • Pós-consumo: serão considerados projetos que tragam soluções de fechamento de ciclo para qualquer produto ou subproduto das etapas anteriores.
    Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por profissionais reconhecidos nacionalmente por sua atuação nas áreas de sustentabilidade, arte, moda e economia circular.O vencedor de cada uma das quatro categorias receberá um prêmio de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) em cartão pré-pago do Banco do Brasil, acompanhado de certificado de participação e troféu.

    Site: www.concursoreinvente.com.br