Concurso elegerá melhor projeto

Na edição deste ano, CASACOR São Paulo promove Desafio Casa Sustentável com as inscrições até 03 de dezembro.

O Desafio Casa Sustentável, concurso destinado a arquitetos e designers de interiores − idealizado pela Inovatech Engenharia em parceria com a organização do evento, com inscrições prorrogadas até o dia 3 de dezembro − elegerá o melhor projeto de edificação residencial que expresse na essência a harmonia com o meio ambiente e o essencial à vida.

O projeto se tornará realidade com apoio de patrocinadores. Essa ação faz parte do plano de metas de sustentabilidade da CASACOR até 2020. O projeto da casa deverá ter como referência o conjunto do patrimônio histórico tombado do Jockey Club de São Paulo, em um espaço de 74,93 m², com sala, cozinha, quarto e banheiro; e seguir os parâmetros do regulamento do concurso.

Os profissionais poderão se inscrever de forma individual, ou como representante de uma equipe multidisciplinar diretamente pelo site www.casacor.com. Outro aspecto importante do desafio é o de valorizar a cooperação e a troca de conhecimento entre áreas como design de interiores, paisagismo, arquitetura, engenharia, entre outras.

O concurso terá duas etapas: na primeira, a comissão julgadora, formada por profissionais renomados, irá selecionar 20 projetos finalistas, que terão um período para aprimorar os projetos em contatos técnicos a serem feitos com a equipe de CASACOR, Inovatech Engenharia e empresas parceiras.

Os critérios de avaliação serão: Atendimento aos parâmetros de projeto; materiais, métodos e sistemas construtivos; arquitetura bioclimática; conforto térmico; conforto acústico; qualidade do ar e ventilação; adaptabilidade; gestão de água; gestão de energia; materiais sustentáveis; valorização da cultura local e regional; solução estética, design e originalidade; inovação; e apresentação do projeto.

Na segunda etapa, os 20 projetos selecionados e aprimorados serão reapresentados à comissão julgadora, que escolherá o vencedor e concederá cinco menções honrosas para projetos que se destacarem em alguma categoria dos critérios de avaliação, detalhados no regulamento.

O autor do projeto poderá conhecer a CASACOR Miami 2018, prêmio sugerido pela organização pago em certificado de ouro, no valor de R$ 20 mil. Os projetos escolhidos como menção honrosa também ganharão um prêmio.

A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo pela internet, no dia 22 de fevereiro de 2018, a partir das 16 horas (horário de Brasília), no site oficial da CASACOR, no canal TV CASACOR e na página oficial da CASACOR no Facebook. Informações no site: http://casacor.com.br/desafio-casa-sustentavel