Clade busca consultoria para implementação de plano estratégico

Organização procura consultoria para avaliação externa sobre a implementação de seu plano estratégico 2015-2018.

Edital-Clade
Rede de articulação de educação abre convocatória pública para consultoria para avaliação externa na implementação de plano estratégico 2015-2018. (crédito da imagem: divulgação)

As consultorias destinadas a desenvolver planos estratégicos para organizações da sociedade civil podem enviar suas propostas para a Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (Clade) até 11 de fevereiro. A consultoria desenvolverá o trabalho de fevereiro até junho deste ano. O investimento total é de R$ 18.500,00.

A Clade é uma articulação plural de organizações da sociedade civil que atua na defesa do direito humano para uma educação transformadora pública, laica e gratuita a todos. Também atua na defesa de uma educação responsável pela disponibilidade, acessibilidade, aceitabilidade e adaptabilidade, reconhecendo as diversidades, promovendo a cidade a realização dos direitos humanos e superando todas as formas de discriminação. Hoje está integrada em 15 coligações nacionais de educação, nove redes regionais e cinco organizações não governamentais internacionais, que atuam diretamente na incidência política, articulação interinstitucional, comunicação estratégica, investigação e mobilização social na América Latina e Caribe.

No final do ano passado, foi feita uma avaliação interna sobre a implementação do Plano de Quatro Anos 2015-2018, com o objetivo de discutir as prioridades da rede Clade para o próximo período de 2019-2022. Dessa forma, concluíram que esta consultoria a ser selecionada precisa oferecer uma visão externa sobre a implementação do plano estratégico, com ênfase nas estratégias adotadas pela Clade.

Os objetivos desta consultoria serão: avaliar as estratégias de incidência política adotada pela Clade durante a implementação do Plano Estratégico 2015-2018, identificando a contribuição relativa de cada um para a conquista dos resultados esperados e avaliando o que poderia mudar no período 2019-2022, considerando o novo contexto política da região; avaliar a pertinência e relevância das premissas que guiem a ação da rede Clade (Teoria de Mudança); avaliar em qual medida dos objetivos esperados pela rede foram alcançados (os critérios de avaliação serão definidos em conversa com o consultor); e recomendações para a implementação do Plano Estratégico Quadrienal 2019-2022.

Já o consultor precisa propor uma metodologia qualitativa para a avaliação de implementação das estratégias de incidência do Plano Estratégico 2015-2018 da Clade; revisar o plano estratégico 2015-2018, avaliar as estratégias implementadas e fazer recomendações para o novo plano quadrienal; e desenvolver os produtos esperados.

Os profissionais e empresas interessadas podem se inscrever até 11 de fevereiro e precisam enviar currículo dos profissionais de avaliação externa e portfolio das experiências de avaliação já realizadas sobre a ação de outras redes da sociedade civil que fazem incidência política para o cumprimento de direitos humanos. Além disso, também necessitam enviar proposta de trabalho com metodologia geral da avaliação externa e cronograma previsto.

Edital completo aqui: https://goo.gl/UJo2e4