Chamada a iniciativas inovadoras de agricultura familiar

A iniciativa pretende estimular inclusão da agricultura familiar na cadeia de alimentos.

O projeto Bota na Mesa lança chamada de casos sobre agricultura alimentar e cadeia de alimentos em grandes centros urbanos. A iniciativa é realizada pelo FGVces em parceria com o Citi e patrocinado pela Citi Foundation e Fundação Cargill. As propostas precisam considerar o comércio justo, a conservação ambiental e a segurança alimentar e nutricional. As inscrições vão até 31 de maio.

O objetivo central é contribuir para ter mais transparência nos relacionamentos e para que o papel social e ambiental do pequeno produtor esteja refletindo em uma cadeia de alimentos mais justa e inclusiva. A intenção dessa chamada é encontrar casos de sucesso que podem servir de inspiração para a construção de diretrizes públicas e empresariais para a inclusão da agricultura familiar.

As iniciativas selecionadas participarão de um encontro do projeto para compartilhamento de experiências e serão narradas em uma publicação.

Podem participar: organizações do setor privado com fins lucrativos, como empresas, startups, consultorias e cooperativas de agricultores; órgãos governamentais, tais como prefeituras e secretarias de estado; e organizações do terceiro setor, com atividades voltadas a questões de interesse público, sem fins lucrativos, tais como fundações, institutos, organizações não governamentais (ONGs), associações e lideranças comunitárias.

Quando forem selecionadas, as organizações proponentes das iniciativas terão a oportunidade de apresentá-las em encontros presenciais com a rede de parceiros do projeto Bota na Mesa, que envolve atores como gestores públicos responsáveis pela formulação e pela implementação de políticas destinadas ao fortalecimento da agricultura familiar, empresas do setor de alimentos e instituições de pesquisa. Os encontros de apresentação das iniciativas selecionadas ocorrerão no segundo semestre de 2018, e irão contribuir para a troca de experiências, desafios e aprendizados derivados da implementação dos casos. Além disso, outros benefícios para as organizações selecionadas são: assimilação de conhecimentos sobre agricultura familiar, cadeia de alimentos, entre outros; possibilidade da formação de parcerias para ampliar o alcance das iniciativas; descrição das iniciativas em publicação com as diretrizes para a inclusão da agricultura familiar na cadeia; e visibilidade e projeção.

Os critérios de avaliação são: grau de inovação, conexão com os temas prioritários do Bota na Mesa, contribuição para inclusão da agricultura familiar e potencial de escala/replicabilidade. Para participarem da chamada de casos, as iniciativas inscritas já devem estar em curso e/ou apresentar resultados concretos. Não serão aceitas propostas que ainda estiverem em estágio de ideia, plano de negócio, entre outros.

A comunicação os resultados está prevista para início de julho.

Clique no edital: https://goo.gl/knpgTT

Acesse o site da chamada: https://goo.gl/SfNV6V