Chama Na Solução 2020

Projeto destinado para adolescentes e jovens interessados em resolver um problema de educação, empregabilidade ou engajamento cidadão.

Arte do edital Chama na Solução com foto de jovens e embaixo texto: Inscrições só até dia 19 de janeiro!
Cada equipe pode ter de três a cinco pessoas que tenham de 14 a 14 anos. (crédito da imagem: divulgação)

O #ChamaNaSolução integra o Geração que Transforma, do UNICEF Brasil com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil), da Plan International Brasil e dos Escoteiros do Brasil. A iniciativa é totalmente gratuita e destinada para adolescentes e jovens que queiram solucionar um problema relacionado nas áreas da educação, empregabilidade ou engajamento cidadão. As inscrições vão até 19 de janeiro.

Os grupos selecionados participarão de uma formação presencial em São Paulo – com direito à mentoria especializada e chances de receber um capital-semente de R$ 4 mil para fazer a sua ideia sair do papel. Também oferece transporte e alimentação.

Podem participar equipes de três a cinco pessoas que tenham entre 14 e 24 anos e apresentem um problema real que afeta adolescentes e jovens em relação a um dos seguintes temas: educação, empregabilidade ou engajamento cidadão. Podem se inscrever equipes da cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba e das suas regiões metropolitanas (incluindo, no caso de SP, Campinas e região – entre em contato conosco se você for de outra cidade desses Estados para saber se no seu caso a inscrição é possível).

Caso seja selecionada para participar do Chama, sua equipe receberá: uma formação presencial, na cidade de São Paulo, sobre empreendedorismo social, nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro de 2020, das 10 às 18 horas (três dias intensos de oficina para ajudar você e a sua equipe a elaborarem uma proposta de solução para um problema); a chance de receber um capital-semente de R$ 4.000,00 a partir de fevereiro de 2020 (recurso financeiro que vai ajudá-los a dar os primeiros passos no sentido de transformar a proposta em uma fonte de renda); mentoria continuada a partir de fevereiro de 2020 (apoio e consultoria feitos por quem já tem experiência no assunto e pode ajudá-los a colocar a ideia em prática) e a oportunidade de participar de um processo de seleção global, com jovens de mais 39 países, para concorrer a um financiamento de até 20 mil dólares.

Também podem participar equipes de outras localidades, desde que consigam se deslocar até São Paulo nas datas da formação presencial (12 a 14 de fevereiro) com recursos próprios, ou seja, desde que possam pagar pelas próprias passagens. É obrigatória a vinda de todos os membros da equipe. Neste caso, a hospedagem e a alimentação são custeadas pelo projeto.

Já nas situações de pessoas interessadas e sem equipe pode ingressar no grupo de WhatsApp para conversar com outros adolescentes e jovens que estão na mesma situação: http://bit.do/chamanaequipe

O Chama Na Solução faz parte da iniciativa global Geração Que Transforma (Generation Unlimited Youth Challenge), do UNICEF, e vai acontecer simultaneamente em 40 países em 2020. No Brasil, o Chama é implementado pela organização social Viração Educomunicação, com sede na cidade de São Paulo. Em 2020, contamos com o apoio do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), da Plan International e dos Escoteiros do Brasil.

Acesse aqui: https://bit.ly/35TE3J2