Cartilha traz informações importantes para a gestão de organizações sociais

lateral-esquerda--O Guia para Gestão de Organizações Sociais de Base Comunitária é uma iniciativa do Instituto Wall Mart, em parceria com o Programa Mesa Brasil/SESC e o Programa Caravana. O livro possui 31 páginas e está disponível para download gratuito.

A ideia da publicação é apoiar a formação de pessoas e organizações que atuam em comunidades. Também serve como instrumento pedagógico com teorias e metodologias, orientações técnicas e práticas, exemplos e vivências, dicas e sugestões, distribuídos em cinco capítulos. O guia é ilustrado com mapas, infográficos, tabelas, fotografias e animações.

Na introdução, o leitor encontra uma breve explicação sobre a importância das organizações sociais para o desenvolvimento comunitário. Já no primeiro capítulo chamado Modelo de gestão e planejamento, há conteúdos sobre a melhor forma de descobrir o formato de gestão adequado para cada organização, valorizando a gestão estratégica, descentralizada e compartilhada. Mostra ainda a importância do planejamento para qualquer ação e atividade, bem como para a elaboração de projetos sociais.

O segundo capítulo intitulado Gerenciamento de projetos tem como proposta levar aos integrantes das organizações de base elementos essenciais sobre o gerenciamento de projetos, indo desde o plano de ação, planejamento e cronograma até a importância do acompanhamento das ações desenvolvidas.

Com o título Elaboração de relatórios e documentação, o terceiro capítulo traz uma reflexão sobre a importância de um relatório bem feito e dos registros e memórias para o arquivamento das documentações das organizações e projetos.

Prestação de contas foi o tema da penúltima parte da publicação, com orientações importantes e soluções para que essa atividade seja encarada com tranquilidade pelos representantes das instituições.

O último enfoca comunicação e divulgação. São abordados temas como a comunicação como direito humano, a comunicação comunitária, a utilização das mídias digitais e o cuidado com a imagem das organizações.

Por meio do link, é possível encontrar modelos de planilhas de: plano de ação, cronograma físico-financeiro, fluxo de caixa, autorização de imagem e autorização de uso de imagem aos pais.

Serviço:

Título: Gestão de Organizações Sociais de Base Comunitária
Organizadores: Instituto Wall Mart, Programa Mesa Brasil/SESC e Programa Caravana
Número de páginas: 31
Distribuição: gratuita
Link para baixar: http://goo.gl/S4EmFM
Programa Mesa Brasil: http://www.sesc.com.br/mesabrasil/


Texto: Adriana Santana

Data original de publicação: 03/10/2014

COMPARTILHAR