Braskem Labs 2021 acelera negócios de impacto socioambiental positivo

Em sua sétima edição, o programa valoriza empreendedores de todo país para aprimorarem seus planos de negócios.

Imagem da home do site da Braskem Labs. Imagem de uma mulher negra no banner de destaque e texto: Sua startup busca novas tecnologias e ampliação de impacto para a transformação de um futuro mais sustentável? Então o Braskem Labs é para você. inscrições abertas
Em 2020, a iniciativa recebeu mais de 300 inscrições, das quais 20 negócios foram selecionados para os dois programas. (crédito da imagem: divulgação)

O programa de aceleração de startups, Braskem Labs, recebe inscrições a partir do dia 8 de março para empreendedores do Brasil inteiro. Os candidatos devem acessar o site http://braskemlabs.com.br até o próximo dia 26 para inscrever seus negócios de impacto socioambiental positivo.

Assim como ocorreu em 2020, o Braskem Labs seguirá com suas etapas realizadas de maneira totalmente on-line, encurtando as distâncias entre os participantes e ampliando a oportunidade de terem seus planos de negócios aprimorados com o apoio de mentores da Braskem e de empresas da cadeia petroquímica que atuarão como co-sponsors.

As inscrições são válidas para startups em diversos níveis de maturidade, já que a iniciativa é dividida em dois tipos de programa: o Braskem Labs Ignition, para startups em fase de validação do modelo de negócio; e o Braskem Labs Scale, voltado para aqueles negócios que já estão em fase de tração e escala.

Desde 2019, ambos os programas possuem apoio do Quintessa, aceleradora dedicada a negócios de impacto social e ambiental positivo. O parceiro está presente em todas as etapas do Braskem Labs, desde a seleção dos projetos participantes até a apresentação das startups no Demoday, evento que acontece ao final de cada uma das edições.

Após as inscrições, as propostas passam por uma revisão para verificar a aderência com as premissas dos programas, entrevistas em profundidade e um Pitch Day, momento em que os negócios são apresentados à uma banca de executivos da Braskem junto aos co-sponsors e selecionados para a aceleração. Todas as etapas da seleção são baseadas em princípios de ética e transparência, de acordo com as diretrizes internas da companhia.

O modelo de atuação do Braskem Labs é inteiramente equity free, ou seja, as empresas apoiadoras não se tornam sócias das startups ao final, o que reforça o posicionamento do programa em prol do ecossistema e dos empreendedores.

Para a edição 2021, o Braskem Labs continua sua busca por soluções que utilizem o plástico e/ou a química para gerar impacto positivo, com destaque para aquelas que atuam nas seguintes áreas: agronegócio, biotecnologia, economia circular, embalagem, infraestrutura e construção civil, mobilidade, saúde e química sustentável.

Os empreendedores interessados podem se inscrever no site da Braskem Labs: http://braskemlabs.com.br