BiciBiblioteca estimula intercâmbio de livros

Projeto visa ao estímulo da leitura, escrita e interpretação de texto de forma lúdica e divertida.

Projeto-BiciBiblioteca
Todas as publicações vão oferecer uma ficha para a criança preencher para colocar seu personagem preferido e anotações gerais.

Uma bicicleta biblioteca adaptada que leva aos estudantes um acervo de três mil livros para estimular a leitura das crianças em três rodas. No início deste mês o projeto BiciBiblioteca vai incentivar aos alunos de 1º ao 5º ano a doarem um livro usado em troca de dois livros novos, aumentando a frequência de leitura dos estudantes.

Todas as obras acompanham uma ficha de leitura em que a criança indica qual foi seu personagem preferido e pode incluir anotações, ou desenhos sobre a obra. Esse fichamento também é bem importante para desenvolver a empatia e criar uma relação com o universo dos outros alunos.

Para divulgar a iniciativa nas escolas, serão usados cartazes e faixas, além de um carro de som na hora do intervalo para informar as crianças nas escolas e centros comunitários.
Essa iniciativa foi idealizada pela FGM Produções Culturais, com patrocínio da Sapore, uma empresa brasileira do segmento de restaurantes corporativos. A proposta é democratizar a leitura de uma maneira divertida, diferente e totalmente gratuita para estimular a presença de uma biblioteca em forma de bicicleta. Viabilizado com recursos privados obtidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto vai agosto a dezembro e deve impactar cerca de mil alunos entre 6 e 10 anos nas escolas da zona sul de São Paulo.