Aplicativos para mulheres denunciam machismo e violência no dia a dia

Mulher-usando-IphoneDiversas iniciativas mostram que a tecnologia também pode auxiliar mulheres em situação de violência e abuso. Aplicativos que mapeiam, registram e denunciam casos de machismo estão disponíveis para download nos smatphones.

1) Clique 180
A Lei Maria da Penha está presente no aplicativo, na íntegra, dividida por capítulos para consulta. Ele orienta mulheres que sofreram qualquer tipo de agressão, mostra delegacias próximas e explica os diferentes tipos de violência de gênero. Também conta com um mapa colaborativo, e todas as telas do aplicativo possuem botão com ligação direta para o 180, número da Central de Atendimento à Mulher. A iniciativa é da ONU Mulheres no Brasil. Disponível para iOS e Android.

destaque22) Mapa Think Olga
Aplicativo desenvolvido com o objetivo devolver as cidades para as mulheres. Dar a elas a oportunidade de registrar o tipo de assédio sofrido, o horário e o local em que ele ocorreu para que, coletivamente, possamos entender que locais da cidade são mais problemáticos e o que pode ser feito para mudá-los. Para conhecer mais, acesse: https://goo.gl/WysPD0.

) Woman Interrupted
Aplicativo que, segundo os desenvolvedores, foi criado para ser utilizado em reuniões, porém pode ser usado em qualquer lugar. Basta à usuária registrar sua voz na plataforma e quando necessário acionar o sistema e contabilizar por quantas vezes foi interrompida por um homem.  Ele também é capaz de identificar timbres femininos e apontar quantas vezes uma pessoa do sexo oposto não deixou uma mulher concluir a sua fala. Mais informações podem ser encontradas em: https://goo.gl/E0nmZ4.

woman_interrupted_full_speech

4) Aspire News
Aprimeira vista, esse aplicativo parece com um outro qualquer que mostra notícias diárias. Mas ao clicar na aba “Help” (Ajuda), uma página com recursos para quem está em situação de abuso aparece. Estão incluídos depoimentos de mulheres que passaram por violência doméstica, explicações didáticas e o mais interessante: um Abuser’s Playbook, que lista as desculpas mais usadas pelos abusadores para controlar a vítima. Possui um botão de emergência, que, quando pressionado, entra em contato com pessoas previamente selecionadas e com autoridades locais. Disponível no Brasil em inglês para iOS e Android.

5) Minha Voz
Através do aplicativo é possível escrever depoimentos, relatando algum caso de violência e abuso. A intenção é dar visibilidade aos casos, e criar uma rede de apoio, mostrando que nenhuma mulher está sozinha. Elas são incentivadas a realizar a denúncia e também têm acesso a mapas, que mostram os serviços públicos disponíveis que podem ajudar. Foi vencedor da maratona Hackathon, promovida pela Câmara dos Deputados, em 2014, com o tema “Violência contra a mulher”. Funciona em versão beta no link: http://www.minhavoz.com/


Texto: Da redação

Data original de publicação: 31/03/2017