ANA lança plataforma dados abertos e publicação Balanço das Águas

Agência Nacional das Águas compartilha dados sobre recursos hídricos e suas ações do último ano em publicação especial.

ANA-Dados-Abertos-Reduzida
ANA compartilha dados abertos sobre recursos hídricos. (crédito da imagem: divulgação)

A Agência Nacional de Águas (ANA) lança plataforma Banco de Dados Abertos sobre recursos hídricos e edição especial da publicação Balanço das Águas. A primeira pretende fornecer informações sobre monitoramento de água, planejamento e regulação, entre outros. Já a publicação enfoca nas ações da ANA no ano anterior e relacionadas com o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).

Na plataforma, todos podem acessar os dados e informações do sistema em formato aberto. Já os usuários podem contar com dados processáveis por computadores e referenciados na internet. Esses conteúdos podem ser usados livremente, como para produção de aplicativos, desde que seja dado o devido crédito para fonte e ao autor (no caso, a ANA). Seu objetivo é implementar e promover a abertura dessas informações sob responsabilidade dos interessados, além de aumentar sua disseminação para a sociedade.

Os dados disponíveis nessa plataforma estão relacionados com: divisão hidrográfica, quantidade e qualidade de água, usos da água, balanço hídrico, eventos hidrológicos críticos, entes do SINGREH, planos de recursos hídricos, regulação e fiscalização.

ANA---Balanco-das-Aguas-Reduzida
Publicação é feita para mostrar as ações feitas no ano anterior. (credito da imagem: divulgação)

Já a edição especial Balanço das Águas, uma publicação anual da ANA, apresenta a missão e as realizações da Agência a uma nova audiência, alcançada graças à realização do 8ª Fórum Mundial da Água, realizado entre 17 e 23 de março, em Brasília. Com esse trabalho, a ANA pretende informar os públicos nacional e internacional sobre a atuação da Agência, a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e a gestão das águas no Brasil.

Nesse material, o público pode conhecer mais sobre a Lei das Águas (Lei nº 9.433/97), que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e completa 21 anos de existência. Também visa informar sobre os avanços e conquistas na gestão dos recursos hídricos no Brasil, compreender a importância dessa legislação. Oferece ainda um balanço das principais ações, programas e produtos desenvolvidos pela ANA para cumprir sua missão de garantir água com qualidade e em quantidade suficiente. As sessões apresentam as vertentes de atuação da Agência: regulação, monitoramento, planejamento e apoio ao SINGREH.

Acesse a plataforma e publicação nos links abaixo:

Dados Abertos: http://dadosabertos.ana.gov.br/
Balanço das Águas: http://balancodasaguas.ana.gov.br/balanco/pt/home

COMPARTILHAR