Aluno da Escola de Jornalismo da Énóis desenvolve reportagem sobre curso de formação da Polícia Militar

Formatura de 2614 Soldados da PM no Sambódromo do Anhembi. Data: 27/05/2015. Local: São Paulo/SP. Foto: Du Amorim/A2 FOTOGRAFIA
Formatura de 2614 Soldados da PM no Sambódromo do Anhembi. Data: 27/05/2015. Local: São Paulo/SP.
Foto: Du Amorim/A2 FOTOGRAFIA

“Polícia Militar, sob a proteção de Deus. Compromissada com a defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana”. Assim começa a formatura da PM, em São Paulo. Foram mais 64 mil inscritos para 2 mil vagas. O curso de formação de soldados deu origem a reportagem Marcha Soldado, desenvolvida por Vinicius Oliveira, aluno da Escola de Jornalismo da Énóis.

A grade curricular do curso que forma policiais, que tem ao todo 1963 horas, é composta por 185 horas de aulas de tiro defensivo e cerca de 58 sobre direitos humanos – menos de 3%. Fábio, um dos candidatos que foi entrevistado para a matéria, diz que, em sua opinião, a quantidade de aulas sobre o tema é mais do que necessária. “Morre um criminoso, caem em cima. Morrem três, quatro policiais, não se vê nada”, declarou.  Especialistas dizem que a metodologia utilizada hoje não mudou muito desde a época da ditadura. A sociedade civil não tem acesso ao material que é usado durante as aulas.

São dados alarmantes: 61% dos brasileiros diz ter medo das ações da Polícia Militar. Desse total, mais de 70% são jovens negros. Em 2015, a instituição foi responsável por ¼ das mortes que aconteceram em SP, 5x mais do que há dez anos atrás. Na reportagem, os jovens que hoje prestam concurso dizem querer mudar a imagem que a população tem da Polícia, que, de acordo com eles, virou sinônimo de maldade.

Mesmo sob análises negativas, a formação da PM paulista também recebe elogios. A maioria das escolas de polícias de outros estados forma seus profissionais em seis meses, metade do período de São Paulo. Depois de formado, o policial deixa de ter o mesmo acompanhamento que tinha enquanto estudante e passa a trabalhar ao lado de um policial mais experiente.

A reportagem completa, também em vídeo, pode ser encontrada em: https://tab.uol.com.br/jovem-pm/


Data de publicação: 24/01/2017
Crédito do texto: Da Redação