Airbnb procura voluntários para missão na Antártida

Iniciativa integra programa Sabáticos do Airbnb destinado a pessoas sem qualificações formais e com espírito aventureiro.

Sabático Antártida Airbnb
A ideia é inspirar as pessoas a pausar suas carreiras por um tempo e retribuir à sociedade. (crédito da imagem: Erin Aquino)

O Airbnb e a Ocean Conservancy promovem o Sabático na Antártida, uma oportunidade para cinco pessoas viajarem ao continente mais remoto da Terra e se juntarem à cientista Kirstie Jones-Williams em uma missão inédita de pesquisa científica em dezembro. As inscrições vão até 08 de outubro.

Os cinco voluntários vão coletar amostras de neve para saber até que ponto os microplásticos chegaram ao interior da Antártida. O objetivo dessa viagem é aumentar a conscientização sobre o impacto humano no clima em um dos ecossistemas menos compreendidos e mais isolados do mundo. Os viajantes vão trazer informações sobre como a comunidade global pode ajudar a proteger a Antártida e o planeta.

Durante um mês, os viajantes vão: participar de um treinamento de imersão em Punta Arenas, no Chile, onde irão se preparar em cursos de glaciologia e amostragem de campo, assim como trabalho de laboratório e prática de equipamentos; voar para a Antártida para iniciar sua missão científica, pousando em uma pista de gelo azul formada naturalmente no interior do continente onde a pesquisa será conduzida; coletar amostras de neve do interior da Antártida e estudá-las para determinar o quanto os resíduos e a poluição viajaram pelo mundo; visitar o Polo Sul, onde podem dar a volta ao mundo em poucos passos; aproveitar a oportunidade para explorar a beleza de lugares da Antártida como Drake Icefall, Charles Peak Windscoop e Elephant’s Head para aprender sobre a geografia do continente; retornar ao Chile, onde continuarão a estudar suas descobertas e trabalhar com a Ocean Conservancy para se tornarem embaixadores pela proteção dos oceanos.

O Sabático na Antártida segue o Sabático na Itália, um projeto de regeneração urbana do Airbnb e da Wonder Grottole que ofereceu a cinco voluntários a oportunidade de passar três meses vivendo na histórica cidade de Grottole, no sul da Itália, e ajudar a revitalizar uma comunidade que estava à beira da extinção.

O programa Sabáticos do Airbnb é desenhado para inspirar as pessoas a aproveitarem parte da sua folga para retribuir às pessoas e aos lugares ao seu redor a embarcarem em uma experiência transformadora.

Os candidatos interessados nessa viagem podem acessar o site com informações das inscrições no link da iniciativa: airbnb.com.br/sabbatical