Mês atualjaneiro, 2021
Países Espelhados: objetos, imagens, sabores, memórias: encontros culturais entre o Brasil e nações africanas de língua portuguesa![]()
- Sesc Consolação
- Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo - SP
Detalhes do evento
Refletir sobre as semelhanças e trocas culturais entre o Brasil e os cinco países africanos que também foram colonizados por portugueses: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e
Mais
Detalhes do evento
Refletir sobre as semelhanças e trocas culturais entre o Brasil e os cinco países africanos que também foram colonizados por portugueses: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Este é o fio que conduz a exposição Países Espelhados: objetos, imagens, sabores, memórias: encontros culturais entre o Brasil e nações africanas de língua portuguesa, mostra inédita em cartaz a partir de 24 de novembro no Sesc Consolação. Com curadoria do designer Renato Imbroisi, a exposição reúne imagens, objetos de arte e artesanato, produção têxtil, esculturas e criações literárias destes seis países.
A mostra, que teve sua abertura adiada devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, poderá ser visitada gratuitamente pelo público de terça a sexta, das 15h às 21h, e aos sábados, das 10h às 14h, mediante agendamento prévio pelo site sescsp.org.br/consolacao. A permanência máxima na unidade é de 60 minutos e o uso de máscara facial é obrigatório para todas as pessoas durante toda a visita.
A exposição reforça a potência dos intercâmbios culturais e promove o respeito às diferenças – valores que dialogam com o propósito do Sesc São Paulo. Por meio de Países Espelhados: objetos, imagens, sabores, memórias: encontros culturais entre o Brasil e nações africanas de língua portuguesa, a instituição reforça seu compromisso em incentivar a difusão de expressões artísticas que contribuem para provocar reflexões e ações na construção de sociedades mais justas e solidárias.
Um dos objetivos da mostra é celebrar os traços comuns entre esses povos distantes e revelar a alegria de se reconhecer no outro. Um mapa na parede da entrada do Sesc Consolação indica a localização de cada país que integra a exposição e traz uma descrição sucinta de elementos de sua história e cultura que se relacionam com as peças exibidas no espaço.
Esculturas de pau preto dos Makonde (Moçambique), Panus di Penti da Guiné Bissau, as psilhelekedane do artista moçambicano Dino Jehtá e o artesanato teçume do povo Sateré-Mawé (Amazônia, Brasil), além de vídeos com depoimentos dos artistas, integram a exposição. O cotidiano dos mercados também estará contemplado na mostra por meio de fotografias e objetos/ obras.
Uma das primeiras peças que viu nessa viagem foi um tecido feito em tear manual com tiras de capulanas (nome local para os coloridos panos africanos), que lhe remeteu imediatamente à tecelagem manual praticada no povoado rural do Muquém, em Minas Gerais, com tiras cortadas do também colorido chitão, tecido bem brasileiro.
Na mostra, peças feitas por artesãos destes seis países serão apresentadas, assim como fotografias de paisagens e cenas dos países de seus autores, de suas obras e dos locais onde vivem. O curador reforça que o público será instigado a refletir sobre uma semelhança que, justamente por não ser idêntica, revela a pluralidade cultural.
Período expositivo: 24 de novembro de 2020 a 27 de fevereiro de 2021
Funcionamento: Terça a sexta, das 15h às 21h, e aos sábados, das 10 às 14h
Tempo de visitação: até 60 minutos
Agendamento de visitas: https://www.sescsp.org.br/consolacaoTempo
Novembro 24 (Terça) 10:00 - Fevereiro 27 (Sábado) 21:00
Localização
Sesc Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo - SP
Organizador
Sesc Consolaçãoimprensa@consolacao.sescsp.org.br Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo
14jan10:00- 16:30Programa CCBB Educativo - Arte & EducaçãoPrograma CCBB Educativo - Arte & Educação
Detalhes do evento
O Programa CCBB Educativo - Arte & Educação dá sequência para as ações do mês de janeiro com uma programação, destinada a todos os públicos, com visitas educativas, cursos, oficinas,
Mais
Detalhes do evento
O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação dá sequência para as ações do mês de janeiro com uma programação, destinada a todos os públicos, com visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais, que podem ser presenciais com o número de participantes reduzidos, respeitando os protocolos e as orientações de segurança, e no formato digital, que, por ser à distância, possibilita acesso de públicos do Brasil e do mundo.
Para comemorar o Dia Nacional da História em Quadrinhos haverá no CCBB São Paulo, no dia 30/01, às 13 horas, uma oficina sobre a prática dessa técnica, que visa promover a leitura e iniciação da produção de HQ, linguagem que mistura elementos textuais e visuais em sequenciamento de cenas. Além disso, o público também poderá acompanhar, de forma remota, o “Laboratório de Crítica: O Cinema Feminino e a Escrita Crítica de Cinema Brasileiro” que fará uma reflexão sobre o trabalho das mulheres negras, indígenas e LGBTs no cinema brasileiro contemporâneo.
A programação presencial também conta com visitas mediadas e patrimoniais e, ainda, as propostas do ‘Lugar de Criação’. O público também poderá realizar, no formato digital, os cursos ‘Transversalidades’ e ‘Processos Compartilhados’, assim como os encontros na plataforma ‘Múltiplo Ancestral’. Confira a programação completa abaixo.
Para mais informações sobre a programação e inscrições para as atividades, acesse o site: https://www.ccbbeducativo.com
Programação presencial CCBB São Paulo:
16 a 31 de janeiro, às 10h30 e às 16h30 – Visitas Patrimoniais
Nessa atividade, os educadores se juntam ao público para dialogar e compartilhar narrativas, com ênfase no patrimônio e na história do Banco do Brasil e do CCBB São Paulo.
Visita 1: O Centro Cultural Banco do Brasil e a cidade de São Paulo
Os participantes poderão acompanhar um percurso para conhecer a história do CCBB em São Paulo, explorando aspectos de sua arquitetura e território em diálogo com a cidade, o triângulo histórico e a memória do centro que constituem um importante patrimônio das artes e cultura.
Visita 2: Descobrindo o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Nesse encontro, a visita vai percorrer os espaços do CCBB abordando a história do prédio, suas referências e curiosidades, serão mostrados os processos de restauração e reforma para instalação do Centro Cultural na virada do século, além da visita ao cofre secreto!
Atividade tem 1h de duração | lotação de 6 pessoas | acessível em Libras somente aos sábados | CCBB São Paulo | quartas, sextas, sábados e domingos
Todos os sábados, às 14h30 – Lugar de Criação
Essa atividade propõe realizar o convívio e o diálogo com as artes e temáticas atuais, em vivências que acolhem crianças, jovens e adultos em processos e experiências de pesquisa e criação, a partir de materiais disponíveis em casa e do estímulo ao diálogo com procedimentos artísticos.
Dia 16/01- Oficina de Saberes
Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, em diálogo com a cidade onde vivem e as exposições em cartaz.
Dia 23/01 – Jogos de Arte
Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.
Dia 30/01 – Oficina de Artes
Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.
Capacidade: 10 pessoas, mediante agendamento prévio pelo site/app da Eventim. Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF e o representante pode estar acompanhado por até 04 pessoas de sua família.
30/01 – às 13h – Dia Nacional da História em Quadrinhos
No dia nacional da história em quadrinhos participe conosco de uma prática dessa linguagem. A oficina visa promover a leitura e iniciação da produção de HQ, linguagem que mistura elementos textuais e visuais em sequenciamento de cenas.
Atividade tem 1h de duração | Capacidade: 10 pessoas, mediante agendamento prévio pelo site/app da Eventim. Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF e o representante pode ser acompanhado por até 04 pessoas de sua família | Local no mezanino ou auditório | Classificação indicado para pessoas acima de 5 anos.
Programação online
14/01, quinta, às 14h – Laboratório de Crítica (Digital)
“O Cinema Feminino e a Escrita Crítica de Cinema Brasileiro”
O laboratório de crítica propõe uma reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio. Neste encontro, a curadora Mariana Souza irá compartilhar o trabalho das mulheres negras, indígenas e LGBTs no cinema brasileiro contemporâneo e os processos de revisão das imagens canônicas.
Duração de 4h | Evento gratuito | Link para inscrição no www.ccbbeducativo.com
16/01, sábado, às 10h – Múltiplo Ancestral (Digital)
O tema do Múltiplo Ancestral do mês de janeiro é música! A canção inédita “Dançar, dançar”, produzida para o CCBB Educativo, é uma homenagem a uma das maiores expressões culturais do Brasil: a dança. Fernando Leme, ator e diretor de teatro, apresenta com toda a sua diversidade e pluralidade, ritmos propriamente brasileiros como o samba, o forró, o maracatu, a dança é uma manifestação democrática independente de raça e presentes em todas as regiões do país.20/01, quarta, às 19h – Transversalidades (Digital)
“Educação e Natureza”
Nesse encontro, os educadores Fred Beherends e Kau Clarke apresentam o curso voltado para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas.
Duração de 2h | acessível em Libras | Vagas: 500 | encontro em formato webinar na plataforma Zoom | Livre para todos os públicos | Inscrições: www.ccbbeducativo.com
22/01, sexta, às 10h – Lugar de Criação (Digital)
“A Escala de Cores da Minha Casa”
Visando a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias, o Lugar de Criação é um projeto dedicado ao público infantil, com interesse na experimentação da arte e das linguagens contemporâneas. A proposta aqui é descobrir as cores das casas de alguns artistas, a partir da arquitetura, dos objetos e ao redor.
Classificação indicativa para pessoas acima de 3 anos | Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo
26/01, terça, às 10h – Com a Palavra (Digital)
Nesta edição, Giulia Giovani, da LACICOR/CECOR(Laboratório de Ciência da Conservação), vai abordar a produção artística presente na exposição “Ivan Serpa: a expressão do concreto”. O debate se desenvolve desde a produção de Serpa no período concreto da década de 1950, sua metodologia de trabalho, atuação como professor, pesquisador e experimentador, perpassando a temática de técnicas e materiais utilizados pelo artista, até os desafios ligados à conservação e restauração de algumas de suas obras.
Duração de 1h | Classificação indicativa para pessoas acima de 10 anos | acesso e inscrição no www.ccbbeducativo.com
28/01, quinta, às 14h – Processos Compartilhados (Digital)
“A Produção de Trailer no Cinema”
Nesta atividade, Ricardo Mehedff, montador, diretor e produtor, vai investigar as origens dos Trailers desde a década de 1930, e sua evolução nos últimos 80 anos, as técnicas usadas para criação e montagem do Trailer e também do Teaser. Além disso, o diretor apresentará um pouco sobre sua trajetória nesse ramo, trabalhos realizados em Hollywood e na indústria do cinema brasileiro desde os anos 90.
Classificação indicada para pessoas acima de 16 anos | Evento gratuito | 100 vagas | Link para inscrição no www.ccbbeducativo.comTempo
(Quinta) 10:00 - 16:30
Localização
Redes sociais e site do CCBB
www.ccbbeducativo.com
Organizador
Centro Cultural Banco do Brasil Rua Álvares Penteado, 112, centro de SP
Rede Nossa São Paulo e Ibope lançam primeira pesquisa de 2021![]()
- Transmissão via Facebook e Youtube
- https://www.facebook.com/nossasaopaulo e https://www.youtube.com/user/nossasaopaulo
Detalhes do evento
Qualidade de vida na cidade, confiança nas instituições e avaliação da administração pública são os grandes destaques da primeira pesquisa Viver em São Paulo de 2021, realizada desde 2008 pela
Mais
Detalhes do evento
Qualidade de vida na cidade, confiança nas instituições e avaliação da administração pública são os grandes destaques da primeira pesquisa Viver em São Paulo de 2021, realizada desde 2008 pela Rede Nossa São Paulo e pelo Ibope Inteligência.
A nova edição da pesquisa também avalia o interesse do paulistano em participar da vida política da cidade, a relação com o bairro onde mora e quais as características mais desejadas de prefeitos e vereadores.
O lançamento da pesquisa Viver em São Paulo: Qualidade de vida será no dia 21 de janeiro, às 10 horas, em evento virtual com transmissão via Facebook e Youtube. O prefeito Bruno Covas foi convidado para participar do encontro.
Tempo
(Quinta) 10:00 - 13:00
Localização
Transmissão via Facebook e Youtube
https://www.facebook.com/nossasaopaulo e https://www.youtube.com/user/nossasaopaulo
Organizador
Rede Nossa São Paulo Rua Francisco Leitão, Pinheiros, São Paulo - SP
Home Agenda