4° edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura

Iniciativa procura projetos de fomento à leitura em: bibliotecas públicas e comunitárias, cadeia produtiva do livro, mídia e OSCs.

Premio-IPL-4-edicao-Reduzida
Vencedores da edição anterior do prêmio. (crédito da imagem: divulgação)

Leitura na praça, no cemitério, dentro de presídios, grandes projetos em bibliotecas, blogs e jornais que estimulem a leitura. Essas são as propostas centrais do Prêmio Retratos da Leitura, organizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL). O objetivo é buscar projetos com destaque no país de estímulo à leitura e a formação de leitores. As inscrições vão de 15 de agosto a 23 de setembro de 2019.

O IPL pretende multiplicar o número de projetos cadastrados na Plataforma Pró-Livro: plataforma.prolivro.org.br. A iniciativa reconhece os melhores projetos para homenagear e estimular a troca de experiências organizadas por entidades da sociedade civil organizada.

A Plataforma Pró-Livro também possibilita o intercâmbio de informações, pois oferece espaço para fóruns de discussões, acervo digital de estudos, teses, publicações e artigos voltados à leitura, alimentado pelos próprios usuários e, também pelo IPL. Além de notícias sobre o setor, acerca do prêmio e outras inciativas da área de promoção de leitura, formação leitora e acesso ao livro.

Antes da inscrição, é importante verificar se o projeto atende ao regulamento da 4ª edição. Projetos já cadastrados, ou, finalistas nas edições anteriores, podem concorrer novamente, mas não estão automaticamente inscritos. Será necessário fazer a inscrição para concorrer à esta edição 2019. Para cadastrar o projeto, necessário inscrevê-lo no Prêmio, ou atualizar o projeto cadastrado, acesse a Plataforma Pró-Livro, leia o regulamento e siga as orientações.

Como no ano anterior, serão escolhidos projetos em quatro categorias: empresas da cadeia produtiva do livro; organizações sociais; mídias; bibliotecas públicas e comunitárias. A novidade desta edição é que podem se inscrever, também, bibliotecas escolares que desenvolvam projetos de leitura. Uma equipe de especialistas fará uma seleção prévia dos finalistas e uma comissão de jurados elegerá três vencedores para cada uma das categorias. A entrega da quarta edição do prêmio ocorrerá em dezembro de 2019. Em suas três edições, o prêmio contemplou 36 premiados e cinco honras ao mérito, com 101 finalistas. Para 2019, o IPL espera ampliar o número de cadastros.

Acesse aqui: www.plataforma.prolivro.org.br