3ª edição dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social

Iniciativa global vai reconhecer projetos inovadores e de grande impacto social nas áreas de mobilidade sustentável e segurança viária, inovação em seguros e saúde.

foto de jovens pegando bicicleta em ponto de bike.
Serão selecionadas três candidatos para cada uma das três categorias e para cada uma das regiões do Brasil, países da América Latina e Europa. (crédito da imagem: FG Trade/GettyImage)

Estão abertas as inscrições para mais uma edição dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social, que vai reconhecer projetos transformadores nas categorias: mobilidade sustentável e segurança viária, inovação em seguros e melhora da saúde e tecnologia digital (e-Health). O vencedor de cada categoria receberá um prêmio de 30 mil euros. As inscrições vão até 29 de novembro.

Em sua terceira edição, a iniciativa, realizada em parceria com a IE University, tem como objetivos promover a criatividade, o empreendedorismo e a liderança como ferramentas para alcançar um mundo mais justo. Também visa promover valores como a sustentabilidade, a igualdade e a integração, e formar jovens em competências que permitam desenvolver seus projetos de forma eficiente e potencializar o impacto social das ideias vencedoras.

Os prêmios são realizados em três grandes regiões: Brasil, demais países da América Latina e Europa. Serão classificados 27 semifinalistas, ou seja, três candidatos para cada uma das três categorias e para cada uma das regiões. As semifinais acontecem entre março e abril na Espanha (Madri), México (Cidade do México) e Brasil (São Paulo), onde será classificado um candidato por categoria para participar da grande final, em junho, em Madri.

A partir das semifinais, os candidatos terão a oportunidade de fazer parte de um plano de relações públicas para conseguir maior visibilidade perante potenciais investidores, além de passar a contar com apoio, orientação e ajuda para apresentar e desenvolver suas propostas da forma mais eficiente possível, por meio de mentoring. Já os concorrentes que chegarem à grande final terão acompanhamento de coaching antes da etapa decisiva e o vencedor de cada categoria receberá 30 mil euros.

Os semifinalistas e finalistas também integrarão a Rede Innova, uma comunidade privada de inovadores sociais criada pela Fundación MAPFRE.

Podem participar estudantes de universidades e escolas de negócios, cientistas, pesquisadores e professores universitários e empreendedores, que tenham propostas com alta capacidade de transformação social.

Em mobilidade sustentável e segurança viária, podem ser soluções que reduzam acidentes, melhorem a mobilidade e a segurança de grupos vulneráveis como pedestres e ciclistas, promovam sustentabilidade ambiental ligada à cidade (smart city) por meio da mobilidade e/ou ajudem a reduzir o impacto da poluição nas cidades – entre outros.

Já em melhora da saúde e tecnologia digital (e-health), são aceitas ações que promovem a cultura da saúde e ajudam a mudar hábitos não-saudáveis, inovam na pesquisa, prevenção, tratamento ou cuidados dos problemas de saúde – entre outros.

Por fim, inovação em seguros são para soluções inovadoras que promovam a cultura dos seguros, da poupança e da previdência social e tornem os seguros mais acessíveis, iniciativas que apoiem o planejamento e gerenciamento de riscos – entre outros.

Informações e inscrições estão no site da Fundación MAPFRE no Brasil: https://bit.ly/2qCh4D5

As inscrições podem ser feitas em português, inglês e espanhol no formulário online disponível nesta plataforma: https://bit.ly/2Cp6EcQ