3ª Chamada de Artigos GIFE

Os textos serão publicados na Sinapse, biblioteca virtual do GIFE, e divulgados para toda a rede da organização. Os autores receberão R$ 3 mil reais por artigo selecionado.

Imagem de teclado de computador, óculos e caneta. Chamada central: 3ª chamada de artigos GIFE.
A iniciativa irá selecionar até seis artigos acadêmicos de pesquisadores, docentes e estudantes de pós-graduação sobre filantropia, investimento social privado (ISP) e organizações da sociedade civil (OSC). (crédito da imagem: divulgação)

O Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE) convida pesquisadores/ interessados no campo da filantropia e do investimento social a enviar propostas de textos para sua 3ª chamada de artigos acadêmicos sobre filantropia, investimento social privado (ISP) e organizações da sociedade civil (OSC). Serão selecionados até 6 artigos acadêmicos para compor a publicação seriada Artigos GIFE. Os artigos poderão ser submetidos até o dia 07 de fevereiro de 2021.

A proposta desta chamada de artigos é promover e disseminar análises, estudos e visões de pessoas conectadas em maior ou menor grau com o campo, mas interessadas em discuti-lo e contribuir para seu avanço. Seu objetivo é estimular e disseminar a produção de conhecimento qualificado por autores das diferentes regiões do Brasil, promovendo o debate sobre filantropia, ISP e OSC e uma maior conexão do campo com a academia. Por meio dessa iniciativa, o GIFE reconhece e estimula a presença de outros atores na produção de conhecimento sobre o setor.

Serão pagos R$ 3.000,00 por cada artigo selecionado e os textos serão divulgados pelo GIFE em seus canais de comunicação digital.

Podem participar pesquisadores, docentes e estudantes de pós-graduação atuando em qualquer área do conhecimento podem enviar artigos para serem avaliados desde que cumpram as condições estabelecidas neste edital e sigam os formatos e temas definidos nesta 3ª chamada.

Requisitos necessários são: permitida a coautoria de até dois autores por artigo; os artigos deverão ser inéditos, produzidos para essa chamada; caso o artigo seja selecionado para publicação, os autores devem fornecer uma declaração de ineditismo informando que se trata de obra original e que não está sendo avaliada por outras revistas/periódicos e/ou eventos científicos. O GIFE fornecerá o modelo de declaração no ato do informe da seleção (abril/2021). Os autores poderão enviar até dois artigos para serem avaliados desde que sigam os formatos e normas dos Artigos GIFE e os temas definidos por esta chamada. Autores que já submeteram trabalhos para os Artigos GIFE (ainda que não tenham tido artigos selecionados) poderão participar novamente. Para autores que tiveram textos publicados nos Artigos GIFE, a equipe editorial estabelece um período de quarentena de um ano para a publicação de artigos subsequentes dos mesmos autores, bem como o direito de vedar sua participação em dois processos de seleção sequenciais, seja por meio de chamada pública ou convite.

Os artigos devem enfocar pelo menos um dos seguintes temas: contexto da filantropia, do ISP e/ou das OSC: pluralidade dos investidores sociais e atores do campo do ISP; institucionalidade dos investidores sociais e OSC; relação do ISP com governos e políticas públicas; doação, grantmaking e fortalecimento das OSC; abrangência temática, diversidade e inclusão; monitoramento, avaliação, comunicação e inovação; ambiente de atuação e espaço cívico; filantropia colaborativa, articulação e atuação coletiva no investimento social e desafios contemporâneos e seus impactos sobre a filantropia e o investimento social.

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, entre em contato conosco pelo e-mail conhecimento@gife.org.br

Acesse o edital para conhecer as diretrizes e fique à vontade para divulgar para seus contatos: https://bit.ly/3pzG4VF