2ª edição Bota na mesa: prazo até 14 de junho

Iniciativa pretende contribuir para a inclusão da agricultura familiar na cadeia de alimentos.

Bota-na-Mesa---segunda-edicao-Reduzida
O encontro de apresentação das iniciativas selecionadas ocorrerá no dia 11 de setembro
de 2019, em São Paulo. (crédito da imagem: divulgação)

Com a proposta de identificar iniciativas inovadoras com referências de atuação a organizações empresariais e públicas para integrar a cadeia de alimentos, o segundo edital Bota na Mesa terá o foco nas mudanças do clima e transição agroecológica. Os interessados podem se inscrever até dia 14 de junho.

A chamada é realizada pelo FGVces com o objetivo de incluir a agricultura familiar na cadeia de alimentos em grandes centros urbanos, considerando o comércio justo, a conservação ambiental e a segurança alimentar e nutricional. Também pretende contribuir para que haja mais transparência nos relacionamentos e para que o papel social e ambiental do pequeno produtor esteja refletido em uma cadeia de alimentos mais justa e inclusiva.

Os casos que podem participar são aqueles com práticas que contribuam para: promoção na adaptação dos agricultores familiares à mudança do clima e promover a transição agroecológico na agricultura familiar.

Podem participar organizações do setor privado, com fins lucrativos, a exemplo de empresas, startups, consultorias e cooperativas de agricultores; órgãos governamentais, tais como prefeituras e secretarias de estado; organizações do terceiro setor, com atividades voltadas a questões de interesse público, sem fins lucrativos, tais como fundações, institutos, organizações não governamentais (ONGs), associações e lideranças comunitárias.

Quando selecionadas, as organizações proponentes das iniciativas terão a oportunidade de apresentá-las em um encontro presencial com a rede de parceiros do projeto Bota na Mesa e outras organizações convidadas, que envolvem gestores públicos responsáveis pela formulação e pela implementação de políticas destinadas ao fortalecimento da agricultura familiar, empresas do setor de alimentos e instituições de pesquisa.

Outros benefícios para as organizações selecionadas são: assimilação de conhecimentos sobre agricultura familiar, cadeia de alimentos, entre outros; possibilidade da formação de parcerias para ampliar o alcance das iniciativas; descrição das iniciativas no site das diretrizes públicas e empresariais para a inclusão da agricultura familiar (clique aqui e veja as iniciativas selecionadas em 2018); e visibilidade e projeção.

As organização interessadas podem se inscrever gratuitamente e precisam preencher o formulário aqui: www.gvces.com.br/projeto-bota-na-mesa

Edital disponível aqui: https://bit.ly/2vJqa09

COMPARTILHAR